nsc
santa

Pandemia

Coronavírus: Justiça determina que shopping de Blumenau adote medidas de segurança

Decisão foi publicada após a repercussão do vídeo que mostra aglomeração e movimento no Neumarkt, no início da tarde desta quarta-feira (22)

23/04/2020 - 10h51 - Atualizada em: 23/04/2020 - 12h04

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Movimento na reabertura do shopping na tarde desta quarta-feira (22).
Movimento na reabertura do shopping na tarde desta quarta-feira (22).
(Foto: )

A Justiça determinou que o Neumarkt Shopping, em Blumenau, adote medidas de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. A decisão foi divulgada na manhã desta quinta-feira (23), após um vídeo que mostra a reabertura do estabelecimento repercutir em nível nacional. O pedido foi feito pela Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

A determinação é para que o shopping respeite a regra que impõe um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; limite o número de pessoas no local; e não faça mais apresentações musicais, como a que ocorreu nesta quarta-feira (22), às 12h, com um saxofonista.

Caso desrespeite a decisão do juiz de direito Frederico Andrade Siegel, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o shopping pode ser punido com multa diária de R$ 500 mil e, em alguns casos, até o fechamento. No texto, o magistrado cita que “a conduta negligente e imprudente dos requeridos (o shopping) possui forte potencial lesivo à saúde pública de modo a justificar a liminar [...]”.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

A Vigilância Sanitária do Estado e a Polícia Militar serão intimados para que fiscalizem essas medidas.

Relembre

No início da tarde desta quarta-feira (22), após 35 dias fechado, o Neumarkt Shopping abriu as portas novamente. Um vídeo que viralizou na internet mostra muito movimento de pessoas, incluindo idosos — todos, vale destacar, fazendo o uso de máscaras, como determinam as autoridades de saúde — e uma apresentação de um saxofonista. O caso acabou repercutindo e colocou a cidade nos assuntos mais comentados do Twitter.

Contraponto

Procurada pela reportagem a assessoria de imprensa disse que "o Neumarkt Shopping ratifica que está cumprindo rigorosamente todas as orientações do governo".

Colunistas