Um vídeo que viralizou no começo da tarde desta quarta-feira (22) mostra a reabertura do Neumarkt Shopping, no Centro de Blumenau. Nas imagens é possível ver um movimento intenso na porta principal do estabelecimento e com as pessoas fazendo corretamente o uso de máscaras, conforme determinam as autoridades de saúde.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Leia também: Após vídeo de shopping viralizar, Blumenau entra nos assuntos mais comentados do Twitter
O vídeo mostra muitos idosos entrando no centro comercial — que foi aberto ao público às 12h, após 35 dias fechado por conta de um decreto editado pelo governador Carlos Moisés. E mostra também uma apresentação com um saxofonista, o que é proibido pela portaria que normatizou a reabertura de shoppings em Santa Catarina.
Confira as regras para reabertura de academias, shoppings, restaurantes e dedetizadoras
Continua depois da publicidade
O artigo 17 da portaria destaca que “fica proibida a realização nestes estabelecimentos de eventos públicos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas, até posterior liberação pelo Governo Estadual”. No vídeo, é possível ver pessoas filmando a apresentação, enquanto o músico toca “Have You Ever Seen The Rain?”.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O anúncio de que shoppings e centros comerciais poderiam abrir a partir desta quarta-feira (22) foi feito pelo governador na última segunda-feira (20). A portaria explicando o que os estabelecimentos precisariam fazer para poder abrir as portas, porém, foi publicada na terça (21).
Leia também: Gripe Espanhola em Blumenau: em 1918, falta de leitos preocupou o Hospital Santa Isabel
Entre as normais está a obrigação do uso de máscaras por todos que estiverem dentro do shopping; uso obrigatório de álcool gel na entrada e saída do estabelecimento; acesso a no máximo 50% da capacidade permitida pelos bombeiros; proibição de bebedouros, entre outros. Clique aqui para conferir a portaria completa.
Contraponto
Questionado, o Neumarkt Shopping não respondeu se o saxofonista foi contratado pelo Grupo Almeida Júnior ou se o shopping não tinha conhecimento sobre a regra que impede apresentações musicais. Em nota, o Neumarkt disse apenas que a abertura com a salva de palmas "foi uma forma carinhosa de demonstrar respeito que temos pelos nossos clientes".
Continua depois da publicidade
A nota, na íntegra:
Reabrimos nossos shoppings aplaudindo as pessoas no horário da abertura. Foi uma forma carinhosa de demonstrar o respeito que temos pelos nossos clientes. Estamos atendendo todas as determinações estabelecidas e inclusive aplicamos em todos os ambientes de eventual contato pelos consumidores produto que importamos dos EUA utilizado nos maiores centros do mundo que elimina até 99,99% dos micro-organismos. O movimento durante este primeiro dia de abertura esteve 100% dentro dos padrões estabelecidos.