nsc
dc

BALANÇO E MUDANÇAS

Governo de SC anuncia abertura de igrejas, shoppings e academias; Estado tem 1.063 pacientes com coronavírus

Escolas e transporte coletivo ainda seguem sem funcionamento; governo de SC estuda retomada do Campeonato Catarinense de futebol

20/04/2020 - 17h47 - Atualizada em: 21/04/2020 - 17h57

Compartilhe

Clarissa
Por Clarissa Battistella
João Lucas
Por João Lucas Cardoso
anuncio de Carlos Moisés
(Foto: )

O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20). As atividades religiosas já estão liberadas, porém com regras de distanciamento e com 30% da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira (22) e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado. Em relação ao transporte público e às aulas presenciais não há previsão para retorno, informou o governador Carlos Moisés da Silva.

> Governo de SC divulga regras para abertura de academias e shoppings; entenda

Em transmissão ao vivo, o Estado também atualizou informações sobre a evolução da doença em território catarinense. O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu para 1.063 nesta segunda-feira (20). Se comparado ao dia anterior, são 38 pacientes a mais. O número de mortes, no entanto, não teve alteração e SC segue com 35 óbitos.

As atividades religiosas, com público presente em igrejas ou templos, estão permitidas a partir desta segunda-feira (20), conforme portaria já publicada no Diário Oficial do Estado. Entre as principais normas para o funcionamento estão a capacidade de pessoas reduzida a 30%, e com espaço entre elas de 1,5m no mínimo, além de regras relacionadas à limpeza.

> Lives de hoje: veja o cronograma das transmissões ao vivo

Já os centros comerciais, shoppings e academias voltam a partir da próxima quarta-feira (22) e com normas específicas que ainda serão divulgadas, conforme Moisés. Atividades físicas em praias e parques também estarão regulamentados para uso após o feriado:

- Sabemos da importância das igrejas para que pessoas mantenham a questão social e, também, para ajuda humanitária. Da mesma forma, a atividade física, para mantermos saudáveis e afastar as pessoas da faixa de risco, como sedentarismo. Somos sensíveis a estas demandas. O governo (do Estado) tem feito ações de forma responsável por meio de ferramentas para monitorar cada movimento que fazemos e para que possamos, em ato contínuo, a cada duas semanas, calibrar os movimento.

> Auxílio de R$ 600: Caixa antecipa cronograma e paga já nesta semana segunda parcela

O reinício do Campeonato Catarinense de futebol deve ser o próximo item na pauta do governo de Santa Catarina de retomada. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) já encaminhou o pedido e com protocolo médico. Uma das ideias é fazer a testagem em todos os atletas antes do recomeço da competição, suspensa desde 16 de março, e ter os jogos com os portões fechados a partir de 16 de maio. O governador Carlos Moisés confirmou que o pedido está em análise.

Todas as flexibilizações feitas durante período de quarentena pelo coronavírus em SC, são baseadas em estudos e ferramentas que acompanham os resultados de transmissão do vírus, explicou Moisés.

- Se as medidas não são acatadas, serão revertidas. Só funciona em SC se as pessoas ajudarem, se cooperarem frequentando apenas locais que acatam as normas. E aqueles que podem, devem ficar em casa. Pessoas que estão no grupo de risco, idosos, devem ficar em casa. Estas liberações não são espaço para quem tem comorbidade ou idoso - alertou o governador.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Em leitos de UTI

Durante a atualização, o secretário de Saúde Helton Zeferino informou que 103 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desses, 53 já foram diagnosticados com Covid-19 e os outros 50 seguem aguardam resultados dos exames. Do total, 69 pacientes estão em UTIs da rede pública, o que representa 18,11% dos 381 leitos públicos reservados para atendimento exclusivo do novo coronavírus em SC.

- Em relação ao número de curados, as bases de dados de leitos de UTI, de enfermaria e de altas não integradas e em breve teremos informações. Desde o início, registramos149 altas de pacientes de leitos de UTIs para enfermaria, este número vai sendo alterado, obviamente porque os pacientes vão recebendo alta. As bases estão sendo integradas e assim que estiverem prontas, virá a público - comentou.

Veja o mapa com a evolução do coronavírus em SC

Municípios com casos de coronavírus em SC

Há 100 municípios com casos confirmados de Covid-19 no estado. Irani passou a integrar a lista, com duas confirmações para a doença. Florianópolis tem o maior número de infectados com diagnóstico, com 238 pacientes. Em seguida aparece Joinville, com 94, Blumenau com 79, Balneário Camboriú com 59 e Camboriú com 58.

Águas Mornas - 1

Anita Garibaldi - 1

Antônio Carlos - 11

Arabutã - 4

Araranguá - 4

Armazém - 1

Aurora - 1

Balneário Arroio do Silva - 2

Balneário Camboriú - 59

Balneário Gaivota - 2

Balneário Piçarras - 2

Barra Velha - 1

Biguaçu - 2

Blumenau - 79

Botuverá - 3

Braço do Norte - 27

Brusque - 29

Caçador - 5

Camboriú - 58

Canelinha - 1

Capivari de Baixo - 2

Catanduvas - 2

Chapecó - 6

Cocal do Sul - 1

Concórdia - 2

Criciúma - 46

Florianópolis - 238

Forquilhinha - 1

Garopaba - 2

Gaspar - 7

Governador Celso Ramos - 3

Gravatal - 11

Guabiruba - 2

Guaramirim - 1

Herval d'Oeste - 2

Içara - 7

Ilhota - 1

Imbituba - 13

Indaial - 4

Ipumirim - 4

Irani - 2

Irati - 1

Itaiópolis - 1

Itajaí - 45

Itapema - 8

Itapiranga - 1

Ituporanga - 1

Jaguaruna - 3

Jaraguá do Sul - 12

Joaçaba - 5

Joinville - 94

Lages - 13

Laguna - 5

Lindóia do Sul - 3

Mafra - 2

Massaranduba - 1

Meleiro - 1

Morro da Fumaça - 2

Navegantes - 17

Nova Trento - 1

Nova Veneza - 2

Orleans - 3

Palhoça - 17

Palma Sola - 1

Papanduva - 2

Paulo Lopes - 2

Pedras Grandes - 2

Penha - 3

Pescaria Brava - 1

Pomerode - 1

Porto Belo - 5

Pouso Redondo - 1

Rancho Queimado - 2

Rio do Sul - 2

Rio Negrinho - 1

Rio Rufino - 1

Sangão - 2

Santa Cecília - 1

Santa Rosa do Sul - 1

Santo Amaro da Imperatriz - 2

São Bento do Sul - 1

São Domingos - 5

São Francisco do Sul - 2

São José - 43

São Lourenço do Oeste - 2

São Ludgero - 6

São Pedro de Alcântara - 1

Schroeder - 1

Siderópolis - 7

Sombrio - 10

Tangará - 2

Tijucas - 4

Timbé do Sul - 1

Timbó - 4

Treze de Maio - 3

Tubarão - 33

Urussanga - 3

Vidal Ramos - 1

Videira - 1

Xaxim - 1

Outros estados - 11

Outros países - 3

Colunistas