nsc
    dc

    PANDEMIA 

    Coronavírus: Ministério da Saúde aponta nível de atenção para SC

    Estado teve maior incidência de casos do que a média nacional e é proporcionalmente o oitavo do país com mais confirmações da Covid-19

    10/04/2020 - 17h22 - Atualizada em: 10/04/2020 - 17h42

    Compartilhe

    Jean
    Por Jean Laurindo
    Decreto que instituiu quarentena em SC entrou em vigor em 19 de março
    Decreto que instituiu quarentena em SC entrou em vigor em 19 de março
    (Foto: )

    O boletim do Ministério da Saúde desta sexta-feira (10) coloca Santa Catarina como um estado em nível de atenção por causa da incidência de casos do novo coronavírus.

    Segundo os dados, SC apresenta coeficiente de 9,6 casos a cada 100 mil habitantes do Estado. O índice é superior à incidência nacional de casos no Brasil, que é de 9,3 casos confirmados para cada grupo de 100 mil moradores.

    Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    Por registrar incidência maior que a nacional, SC é classificada como local em nível de atenção. O mesmo ocorre com Roraima. Na comparação entre todos os Estados, SC tem proporcionalmente a oitava maior incidência do novo coronavírus no Brasil.

    SC aparece com oitava maior incidência proporcional à população, o que representa nível de atenção
    SC aparece com oitava maior incidência proporcional à população, o que representa nível de atenção
    (Foto: )

    Outros seis estados, que possuem incidência mais que 50% maior do que o registrado no país, são classificados como emergência, um grau ainda superior de monitoramento. São eles: Amazonas, Amapá, Distrito Federal, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.

    Nesses Estados, o Ministério da Saúde reforça diariamente que não é adequado adotar qualquer medida de relaxamento das regras de isolamento social determinadas pelos Estados.

    A nova comparação dos casos por Estados ocorre na semana em que o governo de Santa Catarina ensaia mais uma flexibilização nas regras de isolamento social. Novos setores devem poder voltar à atividade no Estado a partir da próxima semana.

    Entre as mortes, SC tem número menor que média nacional

    Outro quadro do boletim do Ministério da Saúde traz a incidência de mortes causadas pela Covid-19. Nesta lista, Santa Catarina tem número menor do que o registrado no país. São 0,2 mortes para cada 100 mil habitantes até agora no Estado, contra 0,5 mortes pelo mesmo grupo populacional contabilizados no Brasil. Por conta disso, quanto ao número de mortes por coronavírus o Estado é classificado como categoria de alerta, o menor dos três níveis estabelecidos pelo ministério.

    No levantamento por mortes entre os Estados, SC apresenta incidência menor do que a média nacional
    No levantamento por mortes entre os Estados, SC apresenta incidência menor do que a média nacional
    (Foto: )

    Cinco Estados possuem mais mortes do que a média nacional e também aparecem como nível de emergência em relação aos óbitos causados pelo novo coronavírus. São eles: Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará.

    Florianópolis e Laguna apareceram em relatórios com alta incidência

    O Ministério da Saúde passou a divulgar esta semana nos boletins diários a incidência de casos e mortes por causa do novo coronavírus em Estados e também em regiões. Nesse levantamento, quando observadas apenas as capitais, na quarta-feira Florianópolis apareceu como a quarta capital do país com maior número de casos confirmados da Covid-19.

    Já na quinta-feira, em gráfico que considerou também regiões do interior dos Estados brasileiros, a regional de Laguna, no Litoral Sul de SC, apareceu como o sexto local do país com maior incidência de confirmações do novo coronavírus, com 15,7 casos para cada 100 mil habitantes. A região de Fortaleza, no Ceará, liderou o levantamento.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas