O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil subiu de nove para 12 entre esta quinta (30) e sexta-feira (31). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em entrevista coletiva em Brasília (DF).
Continua depois da publicidade
Dos 13 casos suspeitos, que estão em investigação para saber se se trata de coronavírus ou de outro quadro respiratório, como o vírus Influenza, um deles é de Santa Catarina. É o caso de um paciente de Brusque, no Vale do Itajaí, que já havia sido antecipado nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), órgão estadual que acompanha o assunto.
O paciente de Brusque voltou a China no último dia 21, apresentou sintomas como febre e tosse e segue internado em um hospital particular da cidade à espera do resultado do primeiro exame. A previsão é de que o resultado saia até a segunda-feira.
Caso se confirme como positivo para algum outro vírus, como Influenza, o caso é descartado das suspeitas de coronavírus. Se o resultado for negativo, outra amostra é remetida a um laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, responsável por fazer exames específicos para comprovar ou não casos de coronavírus.
Em média, os exames no Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen) têm levado de dois a três dias para terem o resultado. O prazo máximo, no entanto, é de cinco dias.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, outros dois casos, que envolviam um casal de São José, já foram descartados na quarta-feira após o exame ter comprovado que tratavam-se de casos de Influenza B.
Brasil tem mais seis casos suspeitos; nenhum confirmado
No restante do país, três casos que eram considerados suspeitos foram descartados após resultados de exames que confirmaram a contaminação pelo vírus Influenza, descartando portanto o risco de se tratar de casos de coronavírus. Os casos eram de São Paulo (1), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1).
Ao mesmo tempo, outros seis novos casos suspeitos surgiram de quinta para a sexta-feira. Tratam-se do caso de Santa Catarina e de outros cinco casos em São Paulo. Com isso, o total de casos suspeitos chegou a 12.
Desses 12, quatro já tiveram resultados negativos nos exames para investigação de outros quadros como Influenza. Os outros oito estão com esses primeiros exames ainda em andamento.
Continua depois da publicidade
