nsc

Cuidados

Coronavírus: "o que segura o vírus é a higiene e a imunidade", diz médico  

Segundo Seara Filho, as pessoas precisam também pensar na proteção do próximo

28/03/2020 - 11h23 - Atualizada em: 30/03/2020 - 05h58

Compartilhe

Leandro
Por Leandro Lessa
Lavar as mãos por pelo menos 30 segundos é uma medida de prevenção
Lavar as mãos por pelo menos 30 segundos é uma medida de prevenção
(Foto: )

Em tempos de discussão e dúvidas sobre quarentena, isolamento social e liberação gradativa controlada, representantes da área de saúde reforçam a importância das medidas de higiene e que aglomerações devem ser evitadas, para reduzir as chances de propagação do novo coronavírus em Santa Catarina.

— A preocupação nossa é a educação em saúde da nossa população. As pessoas precisam entender que não está somente se protegendo, precisa proteger o próximo também. Acho que será grande dificuldade neste retorno — explicou o médico clínico Carlos Roberto Seara Filho.

​> Em site especial, confira tudo sobre o coronavírus

O profissional da saúde recorda que estamos atualmente em pandemia, e que o coronavírus é altamente contagiante, com um dano forte. Ainda segundo o médico, o vírus também seguirá existindo mesmo após a curva do número de casos e de mortes cair — como ocorreu com o H1N1, que ainda causa vítimas, mas não se encontra em situação epidêmica nos dias de hoje.

— O que nos vai dar tranquilidade será quando as pessoas estiverem imunizadas, com seus próprios anticorpos, e quando se criar uma vacina para fazer imunização seriada todo ano. Aí, podemos controlar — declarou Seara Filho.

Para o clínico médico, autoridades públicas precisam impor as regras para evitar que os cidadãos desrespeitem as condutas indicadas pelas principais principais entidade de saúde. Ele citou o exemplo das praias que ficaram lotadas em Florianópolis, quando a recomendação era para que se ficasse em casa para evitar a propagação do novo coronavírus.

— Os órgãos reguladores públicos precisam agir — declarou.

Ouça a entrevista com o Dr. Carlos Roberto Seara Filho:

> Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir

Colunistas