O corpo da menina que estava desaparecida desde o dia 1º de janeiro foi localizado neste domingo (11) durante mais uma etapa das buscas no Rio Chapecozinho, no interior de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A criança havia caído no rio junto com a mãe, Patrícia Sechini, de 33 anos, cujo corpo foi encontrado na sexta-feira (3).

Continua depois da publicidade

Desde o desaparecimento, o pai da criança, Edilberto de Lima, vivia dias de angústia às margens do Chapecozinho. A menina, de 9 anos, desapareceu após o acidente, enquanto a mãe foi localizada a cerca de 10 quilômetros do ponto inicial das buscas. A criança permaneceu desaparecida por 11 dias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, as equipes retomaram os trabalhos logo no início da manhã deste domingo, com planejamento estratégico que incluiu o uso de embarcação, em razão do nível mais baixo do rio. O objetivo era verificar pontos de remanso, locais com acúmulo de galhos e indicativos de odores.

Veja fotos do resgate do corpo

O trajeto, segundo os socorristas, apresentou elevada complexidade técnica, dificultado pela presença de quedas d’água. O plano inicial previa uma varredura de aproximadamente nove quilômetros. No entanto, em um remanso localizado antes da última queda que antecede a PCH Salto Voltão, a equipe identificou um forte odor e concentrou as buscas no local.

Continua depois da publicidade

Após uma varredura minuciosa pelas margens do rio, o corpo da criança foi localizado por volta das 14h40, a cerca de 5,5 quilômetros do ponto de início das buscas, em uma região de acesso extremamente íngreme. Diante das dificuldades do terreno, foi solicitado apoio de efetivo adicional do batalhão.

A operação de retirada teve início por volta das 17h, exigindo a montagem e utilização de sistemas de redução de força para o resgate em ribanceira. A extração do corpo foi concluída por volta das 18h40. Ao todo, a operação deste domingo se estendeu por mais de 12 horas de trabalho ininterrupto.

A ocorrência foi coordenada pela Aspirante Bombeiro Militar Andressa Ribeiro Pompas, comandante de área da 3ª Região de Bombeiros Militar, no domingo (11).