O corpo resgatado no último domingo (25), na Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, em Florianópolis, é do turista argentino José Maria Alday, de 70 anos, que estava desaparecido desde 15 de maio. A informação foi confirmada pela Polícia Científica de Santa Catarina na manhã desta terça-feira (27).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

José Maria Alday desapareceu depois de sair da casa de um amigo onde estava hospedado na região. Ele havia sido visto pela última vez na Lagoinha do Leste, subindo a trilha que leva à Pedra da Coroa.

O corpo foi localizado no sábado (24), por um pescador, em um costão rochoso entre a Lagoinha do Leste e o Pântano do Sul, um local de difícil acesso. O cadáver foi retirado na manhã de domingo (25).

José María Alday era natural da Argentina e estava no Brasil desde o dia 3 de maio para visitar um amigo que mora em Florianópolis. Ele costumava se locomover pela cidade de ônibus, mostrando seu DNI, documento equivalente a carteira de identidade, para embarcar, já que tinha mais de 60 anos.

Continua depois da publicidade

Como foram as buscas

As buscas começaram em 19 de maio e duraram sete dias, mobilizando cerca de 50 bombeiros em operação que incluiu buscas terrestres, aéreas e marítimas. A primeira pista, conforme os bombeiros, foi imagens de uma câmera de segurança que mostravam o turista caminhando próximo à entrada da trilha da Lagoinha do Leste.

Duas testemunhas confirmaram ter visto Alday na Praia da Lagoinha do Leste, subindo a trilha que leva à Pedra da Coroa. Esse ponto se tornou o foco inicial e principal da busca, conforme os bombeiros.

Na busca, os bombeiros usaram cães farejadores, drones com câmeras térmicas e alto-falantes, além de embarcações, sistemas de georreferenciamento e comunicação via satélite. O resgate do corpo, entre sábado e domingo, mobilizou equipes em uma operação complexa de resgate usando técnicas de rapel e suporte do helicóptero Arcanjo 1.

Veja fotos das buscas

Continua depois da publicidade

Leia também

“Não mostrou tristeza”: O que se sabe sobre assassinato de bebê pelo pai no Oeste de SC