Afinal, corpus christi é feriado ou ponto facultativo? O feriado religioso movimenta o turismo e é um dos mais esperados no país, já que acontece em uma quinta-feira e pode resultar em um feriadão prolongado de 4 dias, de quinta até domingo. Descubra nesse conteúdo se ele é feriado por todo o Brasil ou se ele é ponto facultativo. A resposta, acredite, vai te surpreender.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do NSC Total no WhatsApp

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

O que é o feriado de Corpus Christi?

Corpus Christi faz referência a uma expressão oriunda do latim e traduzindo para o nosso idioma significa “corpo de Cristo”. Trata-se, portanto, de uma homenagem à eucaristia.

Continua depois da publicidade

Essa comemoração do catolicismo é feita com o objetivo de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pão consumido representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho simboliza o sangue de Cristo.

Vale destacar também que a eucaristia refere-se à Última Ceia que foi feita por Cristo e seus discípulos durante a semana santa. Naquele dia, foi feito o pedido de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.

Não há muitos segredos em relação ao tema. A comemoração do Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa.

Continua depois da publicidade

Por que Corpus Christi é na quinta-feira?

A data é celebrada em uma quinta-feira e isso ocorre pelo fato de A Última Ceia ter ocorrido em uma quinta-feira de acordo com a tradição Cristã.

Corpus Christi é feriado ou não?

Apesar de ser uma data comemorada em âmbito nacional, Corpus Christi não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Desse modo, como destacamos anteriormente, as empresas poderão ter a autonomia se vão continuar as suas atividades nesse dia ou não.

Corpus Christi é uma data religiosa, no entanto, apesar de muitas empresas fecharem, trata-se de um ponto facultativo. Desse modo, as organizações têm autonomia para decidir se os empregados vão trabalhar ou não.

Continua depois da publicidade

Leia também

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil

Destaques do NSC Total