O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, divulgou nesta sexta-feira (08) o resultado final da correição realizada nesta semana no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC). Segundo ele a justiça do trabalho está mais rápida do que nunca. De 2018 até este ano, houve uma redução de 50% no estoque de processos. E em SC, a performance acontece acima da média nacional.

Continua depois da publicidade

"Nós tínhamos em novembro de 2017, 70 mil processos aguardando sentença e esse número em 2019 caiu para 31.043. Houve uma oportunidade com a reforma trabalhista porque isso impactou no número de novas ações ajuizadas: uma queda de 30%. Mas os juízes e juízas mantiveram seu ritmo de trabalho e com isso conseguiram eliminar um importante resíduo de sentenças que aguardavam há alguns anos. Então, isso melhorou muito a produtividade do judiciário, que aqui em Santa Catarina foi de 130%. Julgaram tudo que entrou mais 30%. Essa é a terceira maior produtividade entre todos os tribunais do país", contou o ministro durante entrevista à CBN Diário.

Realizada a cada dois anos, a correição é uma espécie de raio-x por que passam tribunais. Por meio dela, os órgãos superiores fiscalizam e avaliam diversos critérios, com foco em produtividade, atingimento de metas e cumprimento de prazos. Essa foi a 23ª correição que o ministro Lelio Bentes realizou em sua gestão.

Destaques do NSC Total