nsc

Tratamento

Covid-19: fisioterapia é fundamental durante tratamento nas UTIs

Especialista conversou com a CBN Joinville nesta quarta-feira (14) e falou sobre a importância do tratamento

14/04/2021 - 16h42 - Atualizada em: 13/05/2021 - 11h21

Compartilhe

Jean
Por Jean Patrick
Paciente covid-19
A fisioterapia auxilia na manutenção das funções vitais dos diversos sistemas corporais ao atuar na prevenção e / ou tratamento
(Foto: )

Segundo os especialistas, a fisioterapia é fundamental para o sucesso do tratamento de pacientes com Covid-19, principalmente para os internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Segundo a fisioterapeuta Jaqueline Stammerjohann Friedemann, coordenadora da fisioterapia do Hospital Dona Helena, de Joinville, a fisioterapia diminuiu os riscos de complicação do paciente. Ela falou sobre a importância do tratamento à CBN Joinville nesta quarta-feira (14). 

- O objetivo é explorar a capacidade funcional do paciente como um todo, e ela restaura a independência respiratória e física – disse.

Ela auxilia na manutenção das funções vitais dos diversos sistemas corporais ao atuar na prevenção e/ou tratamento das disfunções cardiopulmonares, circulatórias, musculares e neurológicas — o que reduz o risco de complicações clínicas e mortalidade, melhorando, assim, o prognóstico do paciente em estado grave, e, consequentemente, reduzindo o tempo de internação na UTI.

O tempo de permanência é um fator que agrava a situação de um paciente e as sequelas nas pessoas que saem dessa situação pede ainda mais um tratamento específico de fisioterapia.

- Tanto o processo hospitalar quanto o pós fazem a restauração da capacidade pulmonar e motora dessas pessoas – destaca.

Ouça a entrevista completa:

Colunistas