As pessoas que fazem uso de vagas de estacionamento preferenciais, agora, podem fazer a solicitação da credencial de forma digital. O documento, que tinha validade de cinco anos, será vitalício para os idosos. As informações são da NSC TV.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
— Assim que eu completei 60 anos, eu procurei o departamento de trânsito e solicitei a credencial. Prontamente fui atendida e, de lá para cá, eu sempre uso — diz Vera Lúcia dos Passos, que é aposentada.
Criança com câncer raro e agressivo inicia tratamento dois meses após diagnóstico em SC

— Eu considero como um respeito à pessoa idosa, que já não tem tanta facilidade na locomoção como os mais novos. Facilita a gente a chegar em qualquer cidade e saber que haverá uma vaga reservada para você — continua a idosa.
Agora, o motorista não precisa mais imprimir a credencial e colocá-la no para-brisa do carro. O cadastro para que as pessoas idosas ou com deficiência possam usar as vagas preferenciais pode ser feito de forma totalmente on-line.
Como fazer o cadastro virtualmente
Para fazer o cadastro, basta acessar o aplicativo CNH Digital. Na “Área do Condutor”, a pessoa idosa ou deficiente deve clicar na opção “Credencial de estacionamento”. Nessa sessão, o motorista consegue emitir a credencial para si e, ainda, cadastrar a placa de um veículo para utilizar essas vagas.
— Não precisa imprimir, não precisa baixar [a credencial]. Basta cadastrar. Na fiscalização de trânsito, se o guarda de trânsito abordar um veículo que está na vaga preferencial e não ver ela no para-brisa, ele vai consultar a placa. Ao consultar a placa, ele poderá ver se ela tem uma credencial digital — explica Fábio Campos, secretário de trânsito e transportes de Blumenau.
Caso a pessoa com deficiência ou idosa seja passageira e não motorista, o documento precisa continuar no para-brisa do veículo. Se o habilitado quiser a versão impressa, ele pode retirá-la no portal da Secretaria Nacional do Trânsito (SNT).
Outra novidade é que o documento, que antes tinha validade de cinco anos, agora é vitalício para os idosos. Para as pessoas com deficiência, a autorização continua enquanto os dados constarem na base de registro de referência da pessoa com deficiência. A estimativa do Governo Federal é que mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e quase 3,5 milhões de PCDs passem a utilizar a versão digital em todo o Brasil.
— Eu considero muito importante, porque eu já tenho outros documentos digitais, então a credencial de estacionamento para idoso será mais um documento digital junto aos outros — comemora dona Vera.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Acidente entre ônibus e motocicleta termina em morte de jovem no Sul de SC
Catarinense dono do meme “tainha, vinho e muito sexo” anuncia divórcio e comove internet
Moradores de SC garantem prêmios em sorteio milionário da Quina
