Quinze javalis criados irregularmente foram apreendidos pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA). O caso aconteceu no último domingo (8), na localidade de Passo dos Fernandes, interior de São José do Cerrito, na Serra catarinense.
Continua depois da publicidade
Durante a fiscalização, foram encontrados javalis e javaporcos, que são o resultado do cruzamento entre javalis e porcos domésticos, que estavam sendo mantidos sem a devida autorização ambiental. A ação contou com o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
A criação destas espécies é proibida pela legislação vigente, já que se trata de animais exóticos invasores, com comportamento agressivo e alto potencial de causar danos à fauna e flora nativas.
Veja imagens da criação
Continua depois da publicidade
Além dos impactos ambientais, os javalis e javaporcos oferecem risco à saúde pública e à agropecuária, por poderem transmitir doenças a outros suínos e também a seres humanos.
Segundo a PMSC, a Cidasc registrou a infração sanitária e foi responsável pela destinação adequada dos animais. A proprietária da área foi notificada e poderá responder por crimes ambientais, além de estar sujeita a sanções administrativas e multas.
Leia também
Aves silvestres são resgatadas de cativeiro irregular em SC
Réu por tentar matar ex-namorada com espingarda é julgado 12 anos após crime em Lages