A atuação rápida de uma vigilante do programa Escola Segura foi fundamental para salvar a vida de uma criança de dois anos que se engasgou durante a refeição em uma creche de Caçador, no Meio-Oeste catarinense. O caso ocorreu na manhã de quinta-feira (11), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marcelino Champagnat.

Continua depois da publicidade

Segundo a Prefeitura de Caçador, a menina se engasgou com arroz no momento da alimentação. A professora percebeu a situação e, imediatamente, pegou a criança no colo, iniciando a manobra de desengasgamento.

Na sequência, a vigilante, que atua na unidade por meio do programa Escola Segura, prestou auxílio e assumiu a manobra. Com dois movimentos, ela conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança. Toda a ação durou cerca de 15 segundos.

Em nota, a Prefeitura de Caçador parabenizou a vigilante e a professora pela atuação e reforçou o compromisso com a segurança dos alunos e a proteção do ambiente escolar. Ainda conforme o órgão, o episódio destaca a importância da presença de profissionais treinados nas unidades escolares, além do apoio do sistema de videomonitoramento, que contribui para a rápida identificação de situações de emergência e para a agilidade no atendimento.

Continua depois da publicidade