Usuários do jogo online Roblox, especialmente crianças, estão “protestando” contra uma nova restrição do uso do chat para menores. Dentro do próprio jogo, os jogadores utilizaram placas, cartazes e faixas para simular protestos, com mensagens contrárias a atualização.

Continua depois da publicidade

Os protestos acontecem depois de a Roblox Corporation implementar um sistema que verifica a idade dos usuários em uma nova etapa de segurança e impede que jogadores de diferentes faixas etárias interajam. A medida passou a valer no dia 7 de janeiro e busca criar um ambiente mais segurança, com menos risco de assédio e interações consideradas inadequadas.

Veja fotos dos “protestos”

O que mudou no Roblox

A partir de agora, crianças que utilizam o jogo precisam passar por uma nova etapa de segurança. A verificação de idade por câmera passa a ser obrigatória para acessar o chat do game. O chat será bloqueado por padrão para usuários abaixo de 9 anos de idade, a menos que o recurso seja liberado por um responsável. No Brasil, usuários com menos de 13 anos precisarão da aprovação dos pais para completar a verificação na plataforma.

Por que as regras de segurança mudaram

As alterações foram feitas em meio a reclamações e investigações sobre o uso do chat do jogo para aliciamento de menores de idade. A empresa alega que as fotos usadas para verificação de idade são processadas pela companhia parceira Persona e excluídas em seguida.

Continua depois da publicidade

*Com informações de Exame e TechTudo