O concurso da Rota do Enxaimel de Pomerode, que avaliou 28 Árvores de Páscoa espalhadas pela região, chegou ao fim neste domingo (26) depois que o vencedor foi finalmente anunciado. Com apenas 7 anos, o pequeno Alvin Fischer construiu uma Osterbaum com mais de 400 casquinhas naturais de ovos, conquistou os jurados e ficou em primeiro lugar na edição deste ano.

Continua depois da publicidade

As árvores foram enfeitadas em residências e empresas do bairro Testo Alto, trecho que se transformou em uma verdadeira exposição a céu aberto. A partir disso, o júri ficou responsável por avaliar aspectos como tamanho, originalidade, harmonia e criatividade de cada Osterbaum produzida pelos moradores.

A segunda posição, de acordo com a equipe de jurados, foi ocupada por Camila Raduenz. Já o voto popular elegeu, em primeiro lugar, a árvore de Páscoa dos alunos do 7º ano da Escola Municipal Doutor Amadeu da Luz. A Osterbaum foi feita com casquinhas naturais nas cores da bandeira da Alemanha.

Os vencedores que ocuparam as primeiras posições recebem 10 prêmios cada um, entre kits de produtos e serviços oferecidos na Rota do Enxaimel.

— O pessoal da comunidade abraçou a ideia. A gente percebeu muitas crianças envolvidas, inclusive na escola. Assim, desde cedo as pessoas estão se inspirando para manter a tradição — comentou o presidente da associação, Rogério Siewert.

Continua depois da publicidade

Todas as árvores podem ser vistas da rua e seguem expostas nas residências até o domingo de Páscoa.

O que é a Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel, em Pomerode, é uma comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. Visitantes também podem percorrer os 16 quilômetros de passeio com veículo próprio, bicicleta, a pé ou com o auxílio de um serviço de guias locais.

Toda a paisagem, que conta com cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo.

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Rota do Enxaimel em Pomerode está entre finalistas de prêmio internacional de turismo

Estilo raro de pintura leva artesã de Pomerode a decorar maior ovo de Páscoa do mundo

Destaques do NSC Total