Criciúma recebe o projeto “Circulando por Santa Catarina – Turnê Cia Pé de Vento, Ano II”, com três espetáculos gratuitos da atriz Vanderleia Will. As apresentações ocorrerão no Parque Prefeito Altair Guidi e no Teatro Elias Angeloni no próximo domingo e segunda-feira (16 e 17 de novembro).
Continua depois da publicidade
No domingo (16), às 16h, o público poderá assistir ao espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão”, no Parque da Prefeitura. A classificação é livre e a apresentação é voltada a todas as idades.
Já na segunda-feira (17), as apresentações acontecem no Teatro Elias Angeloni. Às 14h, será encenada a peça “Dona Bilica Naquele Tempo”, com classificação de 12 anos e intérprete de Libras. Às 20h, o público poderá conferir o espetáculo “Desajustada”, indicado para maiores de 14 anos. Os ingressos para as apresentações de segunda-feira são gratuitos e podem ser retirados no site Minha Entrada, disponível na bio do perfil @pedeventoteatro.
Segundo Vanderleia Will, o projeto tem como objetivo democratizar o acesso à arte e à cultura, além de valorizar o teatro como instrumento de inclusão social e fortalecimento da identidade cultural.
O “Circulando por SC – Turnê Cia Pé de Vento, Ano II” é realizado pela Pé de Vento Cia de Teatro, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura e incentivo do Fort Atacadista.
Continua depois da publicidade
Em 2025, o projeto já passou por Balneário Camboriú e, em 2026, deve seguir para Florianópolis, Brusque, Araranguá, Joaçaba e Imbituba.
Sobre os espetáculos
O espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão” convida o público a conhecer de forma divertida as tradições da Ilha de Santa Catarina. A personagem Dona Bilica, criada e interpretada por Vanderleia Will, conta histórias cheias de humor e sabedoria popular, apresentando o tradicional folguedo do Boi de Mamão, com música, dança e personagens folclóricos como a Bernunça, a Maricota e o Cavalinho. A montagem tem 50 minutos de duração e classificação livre.
Já em “Dona Bilica – Naquele Tempo”, a personagem relembra memórias da infância, da família e dos antigos engenhos de farinha, em um encontro marcado por cantorias, rezas e causos. O espetáculo, dirigido por Renato Turnes, tem 1h15min de duração e classificação de 12 anos.
Já “Desajustada” é uma comédia sem palavras que retrata, de forma cômica e crítica, o cotidiano de uma mulher diante das limitações sociais. O solo, criado por Vanderleia em parceria com Lily Curcio e Milena Moraes, mistura humor, truques e pequenas ilusões. A peça tem 50 minutos de duração e classificação de 14 anos.
Continua depois da publicidade
Sobre a artista
Com mais de 35 anos de carreira, Vanderleia Will é atriz, palhaça, diretora e produtora cultural. Fundadora da Cia Pé de Vento Teatro, criada em 1998, ela é responsável por iniciativas que marcaram a cena teatral catarinense, como a Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, o Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e o Circo da Dona Bilica, em Florianópolis.
A artista é intérprete da personagem Dona Bilica, um dos ícones da cultura popular de Santa Catarina, presente em espetáculos como “Dona Bilica Naquele Tempo”, “Desajustada” e “A Mulher Invisível”.
Reconhecida por sua atuação em festivais no Brasil e no exterior, Vanderleia é considerada uma referência na palhaçaria feminina. Seu trabalho tem foco na comicidade física e na valorização do olhar feminino no humor, abordando temas como etarismo, invisibilidade social e violência contra a mulher.
Antonietas
Antonietas é um movimento da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.
Continua depois da publicidade





