Os passeios e banhos em cachoeiras são comuns em todas as regiões de Santa Catarina, mas exigem uma série de cuidados pelos riscos que essas paisagens naturais possuem. Em uma cachoeira muito frequentada na localidade de Salto Caveiras, em Lages, duas jovens morreram neste domingo (13) após caírem de uma altura de aproximadamente 20 metros.

Continua depois da publicidade

Conforme o Corpo de Bombeiros, o cuidado com as pedras escorregadias é um dos pontos principais ao visitar cachoeiras. Confira as orientações:

– Evite passear em trilhas e cachoeiras no fim do dia. A recomendação e sempre sair cedo, para evitar o risco de escurecer durante o passeio;

– Tome cuidado com pedras escorregadias e que tenham limo;

– Evite mergulhar em locais de pouca visibilidade na água, que são muito profundos ou que tenham correnteza;

Continua depois da publicidade

– Evite saltar na cachoeira, pois você pode atingir alguma pedra;

> A semana começa com algum ciclone bomba em SC? Veja a resposta do Puchalski

– Fique atento à previsão do tempo;

– Para trilhas que você não conhece, contrate um guia profissional;

– Mantenha o corpo hidratado e se alimente antes do passeio.

Em caso de emergência, a orientação é permanecer no local e chamar os bombeiros pelo telefone 193.

Leia também

Como prevenir acidentes em rios e o que fazer em caso de afogamentos

Bombeiros dão dicas para um banho de mar em segurança