Depois de mais de um ano de avaliações pelo aplicativo, os usuários do CUJU, no A Jornada, reality show que promete revelar o primeiro atleta da história com o uso da Inteligência Artificial, participaram da primeira avaliação presencial, em Florianópolis. Nesta etapa, os jogadores foram divididos em quartetos, e disputaram partidas de 9 minutos. Cada categoria contou com quatro equipes, que disputaram fase de grupos, semifinais e finais.
Continua depois da publicidade
Ao final, o banco de jurados, que neste primeiro estágio contou com Luiz Gustavo, do São Paulo, Júlio César, ex-goleiro da Seleção Brasileira, e integrantes do Banheiristas, maior canal de futebol do mundo no YouTube, além de dirigentes das categorias de base do Corinthians, selecionou os três melhores de cada categoria.
“A tecnologia chegou para nos ajudar. A iniciativa do CUJU é muito legal, a plataforma consegue identificar os melhores talentos com o uso da IA, mas a fase presencial também é muito importante para testar não só a qualidade técnica, mas o desempenho físico e mental dos meninos”, comenta Júlio César, goleiro que disputou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira e é um dos embaixadores do projeto.
Com o ‘Golden Ball’ (Bola de Ouro) entregue pelo júri, os jovens estão classificados automaticamente para a final. Os demais serão avaliados no restante das peneiras e escolhidos com base em seu desempenho.
Continua depois da publicidade
Conheça os vencedores da “Bola de Ouro” em Florianópolis
“Avaliar o desempenho de toda a molecada, todos com o sonho de virarem atletas profissionais, não é uma tarefa fácil, mas foi uma experiência divertida. O fato de ter Luiz Gustavo e Júlio César, dois profissionais que já ganharam tudo no futebol, ajudou muito para escolher os vencedores”, afirma Caio Lo, apresentador do Banheiristas e um dos jurados da competição.
“Ainda temos duas etapas até a grande final, mas o nível técnico é alto e tudo muito parelho, já conseguimos perceber alguns meninos que podem se tornar grandes promessas”, completa o irmão Vitor Lo.
O dia começou com os jogos da categoria feminina. Dentre as melhores colocadas no aplicativo, Amanda Gabrielly, Marina Gil e Larissa Prudêncio foram os destaques da competição e já estão garantidas na finalíssima.
Continua depois da publicidade
Durante a tarde, foram mais 20 partidas para finalizar a primeira fase na capital catarinense. Nas categorias sub-15 e sub-16, João Vitor Xavier, Kaua Caetano e Pedro Gil Já na sub-17, Kailan Meller, Nauã Gabriel e Ryan Granja, atletas que contam com passagem pelas categorias de base de equipes profissionais, estão classificados para a última fase.
Ainda dá tempo de se inscrever
Em junho, 60 meninos e 30 meninas terão a oportunidade de disputar o título do A Jornada, que será em Itajaí, na casa do Barra FC. Os jogadores ainda podem se inscrever para as peneiras de Blumenau, em março, e Joinville, em abril, e ficar entre os classificados do ranking.