Para celebrar a cultura ballroom, o 42º Festival de Dança de Joinville realiza a terceira edição da It’s Raining Ball. O evento ocorre neste sábado (26), às 17h, no Teatro do Museu, anexo ao Saltare Centro de Dança. A competição reúne dez categorias e distribuirá R$ 2 mil em prêmios.

Continua depois da publicidade

O que é a cultura ballroom

A cultura ballroom surgiu no bairro do Harlem, em Nova York (EUA), na década de 1960, como forma de resistência, sociabilidade e expressão artística entre pessoas negras, latinas e LGBTQIA+. O movimento cultural foi criado por pessoas da periferia que sofriam com as repressões estruturais e decidiram criar seus próprios espaços de celebração.

Veja imagens da última competição de ballroom em Joinville

— Essa movimentação cultural surgiu para celebrar esses corpos, para celebrar essas histórias, celebrar essas vivências e proporcionar um espaço seguro de celebração, de produção cultural, de produção de moda — conta Dil Schulz, produtor da atração.

De acordo com o produtor, a cultura de ballroom está alinhada com desfiles de beleza, moda e estética, além de estar ligada à cultura pop. Nesse cenário surgiu a dança vogue, ou voguing.

— Nas balls, que são esses bailes e celebrações, acontecem categorias de competição de dança Vogue, disputa de moda, de quem constrói a melhor roupa, de quem tá mais bem vestido no baile. Também tem categorias de beleza de rosto: qual o rosto mais bem cuidado, qual é a pessoa mais bonita presente naquele evento — detalha Dil.

Continua depois da publicidade

Como será a competição

Nas balls, os participantes competem em categorias que envolvem dança, performance e moda, com foco na criação de identidade, na representatividade e na valorização da comunidade. Para participar da It’s Raining Ball não é necessário inscrição prévia. Quem desejar competir deve estar presente durante o evento e a dinâmica de batalha.

A programação inclui dez categorias diferentes, como desfiles de passarela, construção de figurinos a partir de capas de chuva, batalha de rima e dança voguing, com premiação total de R$ 2 mil.

— As pessoas que estão interessadas em participar desfilam uma de cada vez para serem avaliadas pelo júri. O júri então vai definir se a pessoa está apta ou não para participar da competição principal, se ela vai passar para a chave de batalha — detalha Dil.

Segundo o produtor do evento, o público pode esperar um grande momento de celebração da comunidade LGBTQIA+. Para Dil, a ball proporcionará diversas experiências estéticas com a dança e com as visualidades de maneira bem ampla e divertida.

Continua depois da publicidade

Serão cinco jurados avaliando as performances, mais duas pessoas que apresentam como comentadoras do baile, além de um DJ. A ação é realizada em parceria com o coletivo Mofo.art e reforça o compromisso do Festival de Dança com a diversidade de expressões da dança.

Leia também

Dog Dance Day reúne animais do Cbea e pets fantasiados no Festival de Dança de Joinville

Como paixão pela dança gerou parceria entre bailarinas e coleção de roupas versátil para balé

Grupo é tricampeão no Festival de Dança de Joinville com coreografia inspirada em Wicked