A Mercos, empresa de software de vendas para indústrias, distribuidoras e representantes comerciais, alcançou posições de destaque no Great Place To Work 2025 e se consolidou entre as empresas de porte médio mais bem avaliadas do país. Criada em 2010, a companhia atende nove mil clientes e 56 mil usuários. A empresa atua em modelo remoto, e atualmente, conta com 176 colaboradores distribuídos por todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Em 2025, a Mercos conquistou a 2ª posição entre as médias empresas de Santa Catarina no ranking GPTW. Além disso, também é a 4ª média empresa de Tecnologia do Brasil e 27ª média empresa do país entre os melhores lugares para se trabalhar. Para alcançar esse objetivo, a companhia aposta em uma cultura sólida, em que a autonomia responsável e o foco no cliente são prioridades na rotina da equipe.

A diretora de Recursos Humanos da Mercos, Sirlaine Branco, comenta que a cultura é praticada de forma consistente e orienta decisões estratégicas e rotinas cotidianas. Os Mplayers, forma carinhosa de chamar os colaboradores da empresa, são orientados a manter um alinhamento entre propósito, práticas e comportamento real no dia a dia.

— Nós trabalhamos com três pilares muito claros: autonomia responsável, transparência combinada e foco genuíno nas pessoas. Esses pilares orientaram a criação dos nossos valores e estes valores guiam desde decisões estratégicas até conversas cotidianas entre líderes e Mplayers — conta.

Ela afirma que segurança psicológica, coerência entre discurso e prática e clareza de direção são algumas das características que fortalecem vínculos internos e sustentam resultados consistentes. Para manter a transparência na rotina, a empresa aposta em um ambiente aberto a opiniões e rituais que aproximam times e liderança.

Continua depois da publicidade

Práticas que constroem ambientes de confiança

Sirlaine explica que a confiança se sustenta em processos claros, diálogos e rituais que garantem previsibilidade e justiça interna. Segundo ela, uma das práticas contínuas são os feedbacks e 1:1, que acontece de forma orientada por valores. A profissional reforça, ainda, que toda a liderança da Mercos se mantém próxima dos times no cotidiano. 

— Como costumamos dizer, estamos literalmente a um Slack de distância. Isso reduz barreiras hierárquicas e aumenta a sensação de segurança. Também temos políticas claras de diversidade e inclusão, que reforçam respeito e justiça como pilares da convivência. Nossos rituais de alinhamento garantem que todos tenham acesso às mesmas informações e entendam o direcionamento da empresa — comenta Sirlaine.

Ainda de acordo com ela, indicadores de clima, engajamento e percepção de liderança são acompanhados ao longo do ano, o que evita respostas tardias e reforça a confiança interna. Os processos de performance priorizam conversas, e não burocracia, o que fortalece a maturidade das equipes.

Política remote-first e impacto no bem-estar

Desde da pandemia, a Mercos adota um modelo integralmente remoto, que conta com uma estrutura própria e processos bem consolidados. Sirlaine afirma que o formato ampliou bem-estar e autonomia aos colaboradores, mas exigiu a aderência a novas práticas de gestão. 

Continua depois da publicidade

—- O nosso formato de trabalho amplia a capacidade das pessoas de organizarem sua rotina de acordo com seus momentos de maior energia, suas demandas pessoais e seu estilo de trabalho, algo que impacta diretamente o bem-estar. Mas, ao mesmo tempo, exige uma intencionalidade maior na comunicação e na criação de vínculos — discorre. 

A empresa mantém encontros presenciais semestrais com todos os Mplayers, alinhamentos semanais e rituais de transparência que reforçam conexão e clareza de expectativas. Ainda, a gestão é orientada por indicadores e foco em entregas.

— A evolução da Mercos nos rankings está profundamente ligada ao fato de que desenvolvimento, para nós, não é um benefício, é uma estratégia de negócio. Sabemos que equipes que aprendem rápido resolvem melhor, inovam mais e constroem resultados sólidos no longo prazo. Ele não é um programa isolado, mas uma construção contínua entre liderança, RH e Mplayers — afirma a profissional. 

Na rotina profissional, a empresa oferece acesso ilimitado e gratuito a graduações, pós-graduações, certificações, cursos técnicos e idiomas. Conversas frequentes sobre expectativas e evolução, formação contínua de lideranças e espaço para testar e aprender reforçam o ambiente de crescimento sustentado.

Continua depois da publicidade

Tecnologia e proximidade com o cliente sustentam liderança

O CPO e sócio-fundador da Mercos, Celso Tonelli, comenta que especialização, simplicidade de uso e inovação contínua são alguns dos fatores que explicam o crescimento da empresa no país. Hoje, a Mercos também registra bons índices de satisfação, com notas elevadas nas principais lojas de aplicativos

— A Mercos concentra seus esforços em um nicho específico, entendendo profundamente as rotinas de representantes, vendedores, distribuidores e indústrias. Essa especialização permite desenvolver funcionalidades realmente alinhadas às dores operacionais e gerenciais desses públicos, tornando o sistema muito mais adequado ao dia a dia das equipes de vendas. Nosso produto também é amplamente reconhecido pela praticidade — comenta.

Ele acrescenta que a evolução tecnológica faz parte da rotina do sistema, e recentemente, novos recursos de inteligência artificial foram liberados aos clientes. Um dos principais, que permite a criação automática de pedidos, já ultrapassou 150 mil unidades de uso. O ecossistema de integração com ERPs e o atendimento ágil completam o conjunto que sustenta a confiança dos nove mil clientes.

Para saber mais sobre a cultura e a tecnologia da Mercos, acesse o site da empresa.