nsc

Oportunidade

Curso de cuidador de idosos terá vagas ampliadas, diz vice-prefeito de Florianópolis

Topázio Neto afirmou que UFSC deve fará esforço para atender os mas de 630 interessados

20/07/2021 - 13h34

Compartilhe

Jorge
Por Jorge Jr.
Vagas para o curso de cuidador de idoso em Florianópolis
Vagas para o curso de cuidador de idoso em Florianópolis
(Foto: )

O curso de cuidador de idoso, parceria entre UFSC e o programa Floripa Mais Emprego, teve mais inscrições do que vagas. No entanto, de acordo com o vice-prefeito Topázio Neto, a Universidade deve absorver o volume de inscrições: foram oferecidas 120 vagas, mas 630 pessoas se inscreveram.

> Caixa anuncia concurso público e contratação de 10 mil profissionais

— No primeiro dia tivemos 630 inscritos nesse curso de cuidadores de idoso, e a informação que nós temos é que a UFSC vai fazer um esforço muito grande para atender todos os interessados em fazer esse curso. Independente de termos planejado 120 vagas, eles vão atender 630 pessoas que se inscreverem. Foi um grupo grande de pessoas procurou esse curso, que tem como requisito o ensino fundamental completo — disse.

Na entrevista no Notícia na Manhã, Topázio Neto afirmou que foi realizada uma pesquisa para descobrir quais áreas necessitavam de capacitação, e a de quem acompanha idosos foi uma das com mais dificuldade de qualificação.

Feirão Limpa Nome da Serasa permite renegociar dívidas por até R$ 100; veja como participar

— Quando fizemos a pesquisa no primeiro trimestre com a área da saúde na cidade, ficou evidente a demanda crescente por profissionais cuidadores de idosos. Nós sabemos que a população vai envelhecendo e essa atividade é demandada pelas famílias, e a oferta de profissionais qualificados não é alta. Na nossa conversa com a UFSC ela se mostrou disposta a criar um curso de cuidador de idosos, com professores do curso de enfermagem e outros profissionais — apontou.

Tempo de duração

Os cursos serão ministrados por docentes da instituição e terão duração de 4 meses com uma carga horária total de 180 horas (10 horas semanais), e 200 horas de monitoria na modalidade não presencial. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com turmas de no mínimo 60 alunos. As aulas terão início no dia 1° de agosto com previsão para término no dia 18 de dezembro. 

> Mais de 2 mil meteoros já foram flagrados por estação no Norte de SC; veja vídeo

Cursos oferecidos

Assistente de Recursos Humanos: curso introdutório e destinado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área de Recursos Humanos. Serão apresentadas as principais funções da área de RH e atividades básicas desenvolvidas operacionalmente pela área. Ao final do curso espera-se que o(a) participante seja capaz de reconhecer as principais funções de Recursos Humanos, bem como estar preparado para atuar no apoio à atividades operacionais da área sob supervisão de colaboradores mais experientes.

Cuidador de Idosos: Trata-se de um curso que objetiva capacitar pessoas que completaram o ensino fundamental, interessados em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental. Para tanto, o aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento de forma a ter uma visão global do idoso e seu meio, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais. 

Desenvolvedores de softwares (nível 1): Introdução à lógica de programação: Introdução à computação. O que é programação. Lógica de programação em pseudo-linguagem. Apresentação das linguagens de programação do Mercado, front-end e back-end. O que é um banco de dados. Lógica de programação 2: Algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operadores. Estruturas de decisão. Comandos de repetição. Exercícios no scratch. Introdução ao mundo web: Os primeiros programas com Javascript e HTML e CSS. A primeira página de Web.

Desenvolvedores de softwares (nível 3): Introdução as aplicações Web (definições básicas, front-end, back-end e exemplos); Revisão ao HTML (pura); Desenvolvimento de front-end com HTML (pura); Revisão ao CSS; Desenvolvimento de front-end com HTML + CSS; Páginas web dinâmicas; A linguagem JavaScript (variáveis primitivas, constantes e operadores; comandos de seleção e de repetição; swich – case e arrays; objetos e funções); Introdução à biblioteca REACT; Desenvolvimento de front-end com a biblioteca REACT; Python + Banco de Dados; Desenvolvimento de Back-end utilizando Python + Banco de Dados; Integração Front-end e Back-end. 

Como se inscrever

As inscrições vão até o dia 30 de Julho através do Portal floripamaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br.

Leia também

Santa Catarina quer integrar testes com terceira dose da AstraZeneca​​

SC tem mais de 2 mil vagas de tecnologia abertas, mas faltam profissionais qualificados

Colunistas