nsc
hora_de_sc

Música clássica

Curso online apresenta vida e obra de seis grandes compositores

Aulas serão ministradas pelo pianista e compositor Alberto Heller, radicado em Florianópolis

20/07/2020 - 13h05 - Atualizada em: 20/07/2020 - 13h28

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Cada curso será apresentado em três dias consecutivos, com aulas de uma hora e meia de duração cada
Cada curso será apresentado em três dias consecutivos, com aulas de uma hora e meia de duração cada
(Foto: )

De agosto até outubro, o pianista e compositor Alberto Heller, radicado em Florianópolis, vai apresentar seis cursos online voltados à vida e à obra de grandes compositores da música clássica: Mozart, Beethoven, Chopin, Liszt, Bach e Villa-Lobos. Cada curso será apresentado em três dias consecutivos, com aulas de uma hora e meia de duração cada; sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 20h30. Entre um curso e outro haverá um intervalo de duas semanas.

A ideia é apresentar e discutir cada artista por meio de um panorama biográfico, o contexto histórico em que cada um viveu, as características do estilo e da música da época de cada um, suas influências, principais obras face à obra completa; tudo isso estabelecendo pontes e diálogos com outras artes, como a literatura e a filosofia. Ao longo das aulas, exemplos musicais serão tocados ao piano pelo próprio Alberto Heller. Os cursos podem ser feitos de maneira independente: é possível optar por vários, um só, ou mesmo por todos os seis. As aulas não exigem conhecimentos musicais prévios.

A plataforma utilizada para apresentação dos cursos será o Zoom - clique aqui para saber mais e se inscrever.

Alberto Heller
Alberto Heller
(Foto: )

Alberto Heller possui graduação e pós-graduação como pianista concertista pela Escola Superior de Música Franz Liszt, em Weimar, Alemanha; tem mestrado em Educação e doutorado em Literatura, ambos pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina); além de formação em Gestalt-Terapia. Já fez concertos solo e junto a diversas orquestras em mais de quinze países. Gravou treze CDs: entre suas composições, destacam-se a Sinfonia Terra, o Concerto Aurora Consurgens e a ópera Frankenstein. É autor dos livros Fenomenologia da Expressão Musical (2007) e John Cage e a Poética do Silêncio (2011). Alberto Heller também é membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA).

Colunistas