Durante cerca de 30 minutos na manhã desta quinta-feira, um curto-circuito nas linhas de conexão na subestação da Eletrosul com as linhas da Celesc, em Siderópolis, no Sul do Estado, deixou mais de 88 mil locais sem energia elétrica entre a região de Criciúma e Passo de Torres, no Extremo Sul. Foram 158 megawatts de carga desligada.
Continua depois da publicidade
De acordo com o gerente da divisão técnica da regional da Celesc em Criciúma, Jânio Canela, o problema do apagão regional ocorreu às 9h e foi passageiro. Entretanto, ainda não se sabe o que teria provocado a pane.
– Existe no local um sistema de proteção. Cerca de cinco minutos após o curto a rede religou, mas até restabelecer e carregar levou um pouco mais de tempo. Talvez em alguns locais a população nem tenha notado a falta de energia – explica Canela.
O engenheiro acrescenta que uma equipe técnica investiga as causas para evitar que o problema se repita. A Celesc afirma que as conexões entre as linhas são passíveis de alguma falha, mas acredita que alguma ave ou outro animal tenha encostado na conexão das linhas ou um cabo tenha rompido.
A conexão no sistema não vai precisar de reparos demorados ou consertos complexos.
Continua depois da publicidade