Mais de 2 milhões de brasileiros estão matriculados em cursos profissionalizantes, conforme dados divulgados pelo Censo Escolar 2024, do Ministério da Educação (MEC). Ao escolherem esse caminho, esses estudantes buscam um recomeço, seja pela recolocação no mercado de trabalho ou pela abertura do próprio negócio. Esta tendência é evidente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Santa Catarina, onde alunos de cursos profissionais de desenvolvimento prático têm se tornado empreendedores. 

Continua depois da publicidade

Referência na formação de empreendedores, a instituição aposta em conteúdos práticos, incentivo dos professores e metodologias focadas na aplicação imediata para o mercado. Em áreas como panificação, confeitaria e mecânica automotiva, histórias de alunos que estão empreendendo com sucesso mostram que o conhecimento adquirido em sala de aula pode se tornar uma oportunidades de negócio.

Do aprendizado aos negócios

Um dos exemplos desses novos empreendedores é Willian Lima, que recentemente concluiu o curso de Panificação e Confeitaria no SENAI Sul, em Joinville. Com o diploma em mãos, ele logo percebeu que o conhecimento adquirido o impulsionou a empreender. 

— Vou levar para a minha vida tudo o que aprendi no curso, tanto sobre confeitaria quanto panificação. Foi um curso de 85 horas, três meses, então, consegui concluir rapidamente. E todo o processo foi muito produtivo e gratificante — comenta. 

A partir do curso, Willian passou a empreender, e hoje, já recebe encomendas de bolos e pizzas de fermentação natural. Ele conta ainda que, no decorrer do curso, fez muitos amigos, que também já estão no caminho de abrirem os próprios negócios.

Continua depois da publicidade

Já para a aluna Vanessa Cristina Pabst Sahaidak, o sonho de abrir a própria padaria está se tornando realidade após o curso. Ela conta que, ao optar por esse caminho, já sabia que gostava de fazer pães, mas só conhecia uma receita. 

— Quando cheguei no primeiro dia de aula, olhei em volta e pensei: “o que que eu tô fazendo aqui? Eu não sei de nada do que a turma tá falando”. Mas, por meio da didática incrível do professor João Batista e das oficinas maravilhosas que tivemos, o caminho se abriu à minha frente — conta.

Vanessa está, atualmente, prestes a abrir a Grão na Massa, uma padaria com foco em pães de fermentação natural. Ela comenta que a oportunidade fez com que ela retomasse o controle da própria vida. 

Oportunidades mesmo sem experiência

Um curso profissional pode transformar a vida de qualquer pessoa, mesmo aquelas que nunca tiveram contato com a área de formação. Esse é o caso de Raimundo Pinto Costa, que chegou ao SENAI Joinville sem nenhuma experiência em panificação ou confeitaria. Ao concluir o curso, ele descobriu um novo caminho profissional.

Continua depois da publicidade

— Eu não sabia nada, nem sobre confeitaria e muito menos sobre panificação. No decorrer do curso, aprendi muito e descobri várias técnicas. Agora, estou implementando aqui na minha panificadora e está dando muito resultado. — afirma.

Para o professor João Batista, que está a frente do curso, a proposta do conteúdo vai além do que repassar receitas. Ele conta que, durante as aulas, permite que os estudantes também tenham a base técnica da profissão, e um olhar empreendedor, já voltado ao mercado profissional. 

— Um curso de confeitaria e panificação precisa ensinar a técnica aos estudantes. Vou citar um exemplo: uma receita de nega maluca é facilmente encontrada na internet, mas, não se sabe qual é o tamanho da forma que a pessoa está utilizando, qual é o forno ou qual textura o resultado final terá. No curso é diferente, já que ensinamos desde a base das receitas — comenta o professor.

Segundo ele, o método aplicado busca formar profissionais preparados para empreender. Por isso, os estudantes aprendem desde as características dos ingredientes, até a história das receitas, e por fim, alguns detalhes operacionais, como precificação, margem de lucro e cálculo de custos para produção em larga escala. 

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, o SENAI já formou mais de 200 mil alunos e é reconhecido como o maior complexo de educação profissional da América Latina. Com cursos  de metodologia prática, conexão com a indústria e professores qualificados, a instituição une prática intensiva e conteúdo atualizado para formar profissionais aptos a enfrentar os desafios do mercado.

Para saber mais e conhecer os cursos disponíveis, acesse o site da instituição.