nsc
dc

Pesquisa

Datafolha: 32% aprovam e 30% reprovam governo Bolsonaro 

Desempenho do presidente nos três primeiros meses é o pior entre governantes da República em primeiro mandato desde a redemocratização

07/04/2019 - 10h14

Compartilhe

Por GaúchaZH
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
(Foto: )

Completados os três meses iniciais no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) registra a pior avaliação entre governantes da República de primeiro mandato em igual período desde a redemocratização no país, em 1985. A pesquisa foi realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo (7). Para 30% dos brasileiros, a administração de Bolsonaro é "ruim" ou "péssima".

O índice dos que consideram o governo "ótimo" ou "bom" é quase o mesmo: 32%. Escolheram a opção "regular" 33% dos entrevistados. O total de pessoas que não soube opinar ficou em 4%.

A esperança, entretanto, parece estar em bom patamar: 59% dos respondentes ainda acreditam que ele fará uma administração "ótima" ou "boa".

Antecessores que ocuparam o mais alto cargo do Executivo, nas mesmas condições de Bolsonaro, obtiveram avaliações melhores: Fernando Collor (então no PRN) era reprovado por 19% dos brasileiros em 1990. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) chegou a 16% de "ruim" ou "péssimo" em 1995.

Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, foram reprovados por 10% e 7% da população, respectivamente, ao final dos primeiros três meses. Dilma se destaca com a melhor posição entre todos os presidentes do período: em 2011, contava com 47% de "ótimo" ou "bom".

Foram ouvidas 2.086 pessoas, com idade acima de 16 anos, em 130 municípios brasileiros, nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Política

Colunistas