publicidade

Cotidiano
Navegue por

Tempo

De 30ºC a 3ºC: por que a temperatura tem variado tanto em Santa Catarina neste inverno

Com massas de ar frio de curta duração e tempo seco, catarinenses têm encarado o sobe e desce dos termômetros na estação mais fria do ano

14/08/2019 - 14h07 - Atualizada em: 14/08/2019 - 14h43

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Variação de temperatura no inverno de SC é resultado de massas de ar frio mais curtas, diz meteorologista
Frio voltou a Santa Catarina após dias de temperaturas apenas, com temperaturas chegando alcançando os 30°C em algumas regiões do Estado
(Foto: )

Dias frios com temperaturas abaixo de zero em contraste com outros que chegam a lembrar o verão. Assim tem sido o inverno de 2019 para os catarinenses, que têm sentido uma oscilação de temperatura considerável na estação.

Quatro dias atrás, os termômetros registraram 33°C em municípios do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nesta quarta-feira (14), as mínimas chegaram a 4°C nessas regiões. A temperatura mais baixa do Estado foi registrada na Serra, onde a temperatura chegou a - 8,6°C, em Urupema.

A mudança, muitas vezes brusca, é resultado de massas de ar que têm sido mais curtas no Estado, fazendo com que o frio não seja contínuo, conforme explica o meteorologista Clóvis Correa, da Epagri/Ciram.

Já os dias mais quentes são resultado da pouca chuva que tem chegado ao Estado neste inverno.

— A baixa nebulosidade tem favorecido o aumento das temperaturas. Com poucas nuvens, o sol acaba chegando com mais intensidade, aquecendo mais o solo — explica.

O meteorologista afirma que ainda é cedo para afirmar se o inverno deste ano pode ser considerado mais ou menos rigoroso que nos anos anteriores — a estação termina oficialmente no dia 23 de setembro.

— Conforme vai terminando, a tendência é que o frio diminua. Mas ainda não é possível saber quando será a última onda de frio da estação — afirma o meteorologista.

Frio deverá ficar menos intenso

Após uma manhã de frio chegando a -8,7°C em Urubici, na Serra Catarinense, a previsão aponta que as temperaturas negativas não devem persistir na próxima semana, conforme Correa.

Uma nova onda de frio deve chegar ao Estado na próxima semana, mas com temperaturas mais altas, que não devem deixar os termômetros negativos.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação