Shakira, paquitas, Freddie Mercury prateado e até leoas de pelúcia tomaram conta do Centro de Florianópolis na tarde deste sábado (14) com o Bloco dos Sujos, maior atração do Carnaval de rua de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Criado em 1945, o Bloco dos Sujos começou com roupas velhas e rasgadas. Com o tempo, as fantasias evoluíram e a festa ficou conhecida pelos homens vestidos de mulher.
Mas não basta uma peruca loira e a roupa da namorada. Os foliões capricham nos looks.
— Hoje vim de Shakira, que vai estar no Rio de Janeiro. Mandei fazer na costureira — conta Nelson Vilela, citando a diva recém confirmada no megashow em Copacabana deste ano.
Confira algumas fantasias do Bloco dos Sujos
Nelson e cerca de 30 amigos formam o Bloco das Piranhas, um grupo de amigos “marombas” que usam fantasias elaboradas. Tinha desde fada cujas asas mexiam sozinhas até Barbies e marinheiras.
Continua depois da publicidade
— Eu vim de leoa — diz um amigo de Nelson, usando um vestidinho rodado de pelúcia marrom, com tiara de orelhinhas.
Outros foliões preferiram colocar a mão na massa. Os amigos Fabio Mendes e Rafael Pacheco confeccionaram roupas de paquitas da Xuxa, com direito a chapéus e pompons.
— Como bons milennials, viemos em homenagem à nossa rainha — brinca Fabio.
As fantasias em grupo também chamaram atenção. Um trio de Freddie Mercury prateados foi destaque.
— Misturamos purpurina em pó com gel de cabelo e passamos no corpo. A casa ficou uma bagunça — diverte-se um dos amigos.
Quatro amigas de Porto Alegre decidiram usar boias na cintura. O motivo é evitar toques indesejados.
— É para garantir o “não toca nela” — brinca a jovem.
Alterações no trânsito neste sábado (14)
Por causa do Bloco dos Sujos, o Centro de Florianópolis teve mudanças no trânsito neste sábado (14). A partir das 11h, a Avenida Paulo Fontes e os acessos à Praça XV de Novembro foram bloqueados para a circulação de veículos.
Continua depois da publicidade
Ao longo do dia, com o aumento do público, a área interditada pode ser ampliada para os arredores da Praça Getúlio Vargas e da Rua Presidente Nereu Ramos. A marginal da Avenida Gustavo Richard, em frente à Arena Floripa, será destinada ao embarque e desembarque de carros de aplicativo durante o Carnaval.
O transporte público funcionará com quadro especial, com partidas extras para atender os foliões. A orientação das autoridades é para que motoristas utilizem rotas alternativas e evitem dirigir após o consumo de bebida alcoólica.


















