As eleições de 2026 já começam a mobilizar partidos em busca de nomes de expressão para concorrer a cargos como deputados e senadores. Nestas listas, famosos e celebridades da internet devem novamente ganhar espaço na política.
Continua depois da publicidade
Uma das novidades desta semana foi o convite feito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao influenciador Chico Moedas, ex-namorado da cantora Luísa Sonza, para se filiar ao partido e se candidatar nas eleições de 2026.
Veja fotos de famosos que podem ser candidatos em 2026
Chico Moedas
A ideia de ter Chico Moedas como candidato foi comentada pelo também influenciador Jones Manoel durante uma entrevista com Chico Moedas. Após perguntar se Chico já havia sido convidado para entrar para a política, ele comentou que “ficava aí a ideia” e citou o vice-presidente do partido e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá. Nas redes sociais, Quaquá aprovou a ideia e deixou no ar o convite. “Olha aí! Quem sabe, hein, Chico Moedas, Jones Manoel? Pessoal jovem bom, com o coração no lugar certo! Vocês precisam vir aqui em Maricá conhecer tudo que estamos fazendo…”, escreveu.
Chico Moedas ganhou fama após aparecer em transmissões de Casimiro, da atual CazéTV, de quem é amigo pessoal. No entanto, ficou ainda mais conhecido após namorar a cantora Luísa Sonza e se envolver em um término turbulento com desabafo da artista em rede nacional.
Continua depois da publicidade
Mas Chico Moedas não é a única celebridade de internet sondada para concorrer nas eleições de 2026. Além dele, outros famosos também estão entrando no radar dos partidos.
Jojo Todynho
A cantora Jojo Todynho é outra artista que pode estar nas urnas no próximo ano. Ela foi convidada pelo PL para concorrer a deputada federal pelo Rio de Janeiro. O convite partiu do presidente do PL no Rio, o deputado federal Altineu Côrtes.
O dirigente afirmou que a artista teria recusado o convite inicialmente, mas afirma acreditar que ela ainda pode mudar de ideia.
“Estamos querendo muito que ela aceite. Ela é do povo, e seria uma grande representatividade”, disse o dirigente, em entrevista ao portal Metrópoles.
Continua depois da publicidade
Outra liderança do partido, o deputado federal Sóstenes Cavalcanti dá como certa a candidatura de Jojo pelo partido no ano que vem. Em 2024, Jojo já chegou a afirmar em uma live que não entraria para a política naquele ano, mas que “estaria vindo em 2026”. A cantora de funk fez publicações e manifestações mais alinhadas à direita nos últimos meses, aproximando-se do PL e do bolsonarismo.
Deolane Bezerra
A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra é outro nome que pode tentar a sorte na política em 2026. O nome dela chegou a ser cotado para disputar uma vaga no Senado Federal por São Paulo. Deolane tem 36 anos e ganhou fama após a morte do marido, o MC Kevin, e pelo trabalho de influenciadora digital. Em setembro de 2024, chegou a ser presa por suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro e jogos ilegais, mas foi solta dias depois.
MC Gui
Outro nome da música que pode concorrer nas eleições de 2026 é o de MC Gui. Ele se filiou ao PSD em maio deste ano e é cotado para concorrer a uma vaga no próximo ano. O funkeiro entrou na política como forma de buscar apoios para projetos sociais voltados ao ensino de jiu-jitsu em São Paulo.
Tiririca
Um dos casos mais emblemáticos de famosos que usaram a popularidade para entrar para a política, Tiririca fez história com o bordão “Pior do que tá, não fica” e se elegeu deputado federal com mais de 1 milhão de votos nas eleições de 2010. Nos anos seguintes, foi reeleito, mas sempre com votações menores. P
Continua depois da publicidade
ara 2026, ele traçou novos planos para permanecer na Câmara. Trocou o PL de Bolsonaro pelo PSD e vai transferir o domicílio eleitoral para o Ceará, estado natal do artista. Com isso, a ideia é que a fama dele volte a torná-lo um puxador de votos, ajudando a eleger também outros parlamentares do partido no Estado.
Renato Cariani
O influenciador fitness Renato Cariani também é um nome cobiçado por partidos para disputar cargos públicos nas eleições de 2026. em abril, o Partido Progressista (PP) fez um convite ao influencer para se filiar à legenda e concorrer a uma vaga de deputado por São Paulo no ano que vem. Cariani chegou a ser tornado réu por suspeita de envolvimento com tráfico em 2024, mas está recorrendo.
Gusttavo Lima
Outro famoso que movimentou o noticiário político ao revelar interesse em concorrer em 2026 foi o cantor sertanejo Gusttavo Lima. No caso do artista, no entanto, os planos revelados eram mais ambiciosos: concorrer a presidente da República. Os planos causaram repercussão e geraram até manifestações de apoio, como do amigo e aliado Ronaldo Caiado, governador de Goiás, estado onde o cantor mora, e também pré-candidato à Presidência.
Nos últimos meses, no entanto, Gusttavo Lima não comentou mais o assunto. Em março deste ano, ele afirmou nas redes sociais que desistiu de se candidatar à Presidência e que pretendia “contribuir de outras formas”.
Continua depois da publicidade
Outras eleições
A presença de celebridades entre as listas de candidatos tem aumentado ao longo das últimas eleições. Nas últimas eleições, em 2024, nomes como Zilu Camargo, José Luiz Datena e Babu Santana colocaram o nome nas urnas. Por sua vez, nomes como Alexandre Frota (Cotia-SP), Thammy Miranda e Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Isabela Nardoni (ambas em São Paulo-SP) também concorreram e conseguiram se eleger para cargos de vereador.







