De 21 a 23 de março, tem a Mostra Traço de Bolso – O riso corre solto… em Florianópolis, com espetáculos de de Teatro, Circo, Palhaçaria e Shows musicais para todas as idades. Será na praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição, em lona de circo montada especialmente para a Mostra, espaço de encontros, diversão e reflexões profundas. A programação é toda gratuita.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Serão dez espetáculos em três dias, de companhias de Florianópolis, São José e Joaçaba, para celebrar a arte e a cidade, que comemora 352 anos no dia 23 de março.

“O Presente”, do Palhaço Billy, abre a programação no dia 21 de março, às 15h30. E no mesmo dia, às 20h, a Traço Cia. apresenta “Quando dançamos acima das fogueiras”, na Casa das Máquinas, também na praça Bento Silvério.

No dia 22 de março, sábado, tem espetáculos de manhã, à tarde e à noite. Às 11h o picadeiro é da Cia. Dale Circo, que apresenta “Cadê”. Às 16h tem “O ABISMO”, com os (A)Gentes do Riso, em um encontro com a apresentação do Maracatu Arrasta Ilha. À noite, às 20h, o Grupo Teatral Reminiscências apresenta “Palacius de Emoções”.

Continua depois da publicidade

No dia 23, quando encerra a Mostra, tem “Ilha de Encantaria” ainda pela manhã, às 11h. À tarde, a Lona Azul Produções Artísticas apresenta “Gran Circo Lona Azul”. E para fechar a programação, dois espetáculos no fim do dia: “Em uma viagem fantástica”, com a Banda de Brincar, às 17h30; e “Criançar”, com o Grupo Teatral Reminiscências, às 18h30.

Veja foto de algumas das atrações

“A escolha das obras se deu pela proximidade artística das companhias com a trajetória da Traço. A programação privilegia a palhaçaria, o circo e a comicidade, reforçando o compromisso com a ludicidade, a interação e a ocupação de espaços públicos. Trouxemos espetáculos que valorizam a memória e o lúdico ao mesmo tempo em que instigam o espectador a se tornar coautor da experiência cênica. Além disso, nesta edição, ampliamos o campo artístico incluindo dois grupos musicais: um dedicado ao resgate da tradição do Maracatu e da cultura negra e outro que convida o público a se desconectar das telas para redescobrir brincadeiras tradicionais”, conta Greice Miotello, colaboradora da Traço e programadora do evento.

A classificação de todos os espetáculos apresentados na Lona de Circo, durante o dia, é livre. Os espetáculos da noite, na Casa das Máquinas, têm classificação indicativa que varia entre livre e 18 anos e algumas das atrações contarão com interpretação em LIBRAS. Confira abaixo.

Continua depois da publicidade

A Mostra está em sua oitava edição e é um evento parceiro da Maratona Cultural 2025. Ela tem o apoio cultural de Dimas, Hurbana e Passeio Primavera. O patrocínio é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura de Florianópolis.

Agende-se

21/03 – sexta-feira

  • Lona de Circo, 15h30 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Acesso livre – espaço sujeito à lotação)

O Presente, com Palhaço Billy (Florianópolis/SC), duração de 40 minutos.

Sinopse: Hoje é um grande dia e merece um grande presente! Billy chega ansioso para recebê-lo. O que seria um simples desembrulhar acaba se revelando em muitas surpresas.

Espetáculo de Palhaçaria com classificação livre – indicado para crianças.

  • Casa das Máquinas, 20h00- Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição

Ingressos limitados, distribuídos 1 hora antes no local
Com interpretação em LIBRAS

“Quando dançamos acima das fogueiras”, da Traço Cia. (Florianópolis/SC) | 55 minutos

Sinopse: Três seres te encontram no centro do mundo para dançar o ar entre o visível e o invisível, tecendo experiências que reinventam o tempo. Será possível arvorecer? Quem sabe hoje seja nosso dia de sorte.

Continua depois da publicidade

Espetáculo de Palhaçaria com classificação 18 anos.

22/03 – sábado

  • Lona de Circo, 11h00- Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Acesso livre – espaço sujeito à lotação)

“Cadê”, da Cia. Dale Circo (Florianópolis/SC), duração de 40 minutos.

Sinopse: A palhaça Pituca da Rosa diverte-se com sua imaginação e com seu livro querido descobre Leloca. Identificações entre elas começam a aparecer e nesse jogo entre mundos, realidade e imaginação se misturam e revelam o teatro, a mágica e o circo.

Espetáculo de Palhaçaria com classificação: Llivre.

  • Lona de Circo, 16h00 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição ( Acesso livre – espaço sujeito à lotação)

“O ABISMO” + “Maracatu Arrasta Ilha”

O ABISMO, dos (A)Gentes do Riso (Florianópolis/SC), duração de 60 minutos

Sinopse: O ABISMO – cair. despertar. voar. O Louco à beira de um abismo segue seu caminho guiado pela intuição. O mistério a sua frente não o impede de seguir. Caminha enlaçado pela melodia dos pássaros. Não sente medo. Está livre. Inteiro para viver suas experiências. Lança-se ao desconhecido. Descobre que é capaz de voar.

Continua depois da publicidade

Maracatu Arrasta Ilha (Florianópolis/SC) | 90 minutos

Sinopse: Por meio da música e da dança do Maracatu de Baque Virado, prática da matriz africana no Brasil, o grupo traz um repertório que une tradição e identidade ao som de sua orquestra percussiva e no girar das catirinas. O Arrasta Ilha vem com baque forte levando o povo a dançar, cantar e pensar a cidade, criando redes e conectando lutas.

Intervenção de Palhaçaria + Show musical com classificação livre.

  • Casa das Máquinas, 20h00 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Ingressos limitados, distribuídos 1 hora antes no local) com interpretação em LIBRAS.

“Palacius de Emoções”, do Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba/SC) | 60 minutos

Sinopse: Bem vindos(as) ao fascinante universo do “Palacius de Emoções”, onde a palhaça Elça e os palhaços Deixavim e Garcez, celebridades da “alta sociedade”, convidam o público a explorar seu novo espaço cultural. A inauguração promete ser repleta de surpresas nababescas e atrações culturais do mais nobre “Garbo Cultural”.

Espetáculo de Palhaçaria com classificação 14 anos.

23/03 – domingo

  • Lona de Circo, 11h00 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Acesso livre – espaço sujeito à lotação) com interpretação em LIBRAS

Continua depois da publicidade

“Ilha de Encantaria”, da Arte de Encantaria (Florianópolis/SC) | 35 minutos

Sinopse: Você sabe guardar um segredo? Ilha de Encantaria é um lugar protegido pelos mistérios das águas. Uma terra em que os ventos cantam. Um mundo onde as pedras escondem histórias em rodopios e travessuras. Uma ilha encantada por cicatrizes que se iluminam na feitiçaria da palhaçaria.

Contação de histórias + Palhaçaria com classificação livre.

  • Lona de Circo, 15h30 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Acesso livre – espaço sujeito à lotação)

“Gran Circo Lona Azul”, da Lona Azul Produções Artísticas (São José/SC) | 60 minutos

Sinopse: Com uma variedade de números emocionantes, homenageia o legado do circo tradicional. Mais do que um espetáculo, é uma celebração da arte circense. Cada número é uma manifestação de habilidade, graça e coragem, capturando a essência do circo que há gerações tem encantado o público de todas as idades.

Espetáculo de Circo com classificação livre.

  • Lona de Circo,17h30- Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Acesso livre – espaço sujeito à lotação)

Continua depois da publicidade

“Em uma viagem fantástica”, com Banda de Brincar (Florianópolis/SC) | 60 minutos

Sinopse: A “Banda de Brincar” leva o público em uma viagem mágica pelo mundo das cantigas de roda e brincadeiras populares, explorando cenários encantados e seres imaginários. Nessa jornada, desconectamos da era tecnológica para mergulhar em um universo de alegrias, memórias e gargalhadas.

Show musical com classificação livre.

  • Casa das Máquinas, 18h30 – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição (Ingressos limitados, distribuídos 1 hora antes no local)

“Criançar”, do Grupo Teatral Reminiscências (Joaçaba/SC) | 40 minutos

Sinopse: Três seres à procura. O ambiente soa árido. Ela, à frente sopra cores, eles a seguem. Para enfrentar a estrada, atravessar o rio, lançar-se no oceano, encarar o monstro… é preciso coragem e sensibilidade para desvelar-se. Nas brincadeiras, criançar, encontrar o equilíbrio necessário para enfim, alçar voo.

Espetáculo teatral com classificação livre.

Leia mais

Cursos de artes visuais oferecem 900 vagas gratuitas em Florianópolis; veja como se inscrever

Continua depois da publicidade

Teatro Carlos Gomes em Blumenau vai aumentar de tamanho