Surfar em uma piscina de um parque aquático climatizado, montar em uma tirolesa radical — que também é uma montanha-russa —, e aproveitar um cafezinho em cima do mar nunca estiveram tão perto de se tornar realidade em Santa Catarina. Essas são algumas das novas atrações turísticas que estão sendo construídas do litoral à Serra catarinense, para atrair pessoas de fora do Estado e até mesmo de outros países.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Santa Catarina é conhecido como um estado “queridinho” dos turistas, com mais de 6,1 milhões de pessoas, em 2024, aproveitando as belezas e atrações que todas as regiões têm a oferecer. Somente no verão, o Governo do Estado espera que a temporada termine com 3,1 milhões de turistas em território catarinense até março.

Com praias no litoral no verão e até neve na Serra durante o inverno, Santa Catarina já atrai pessoas em todas as épocas do ano. Em dezembro de 2024, 39.192 mil estrangeiros visitaram o Estado, 57,26% a mais que no mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e da Polícia Federal.

Porém, para que o movimento continue a crescer ano após ano, novos investimentos, tanto públicos quanto privados, estão sendo feitos com o objetivo de fortalecer a economia catarinense e a potência turística do Estado. Entre os investimentos, novas opções de turismo estão em construção em Itapema, Tijucas, Balneário Camboriú, Pomerode e Rancho Queimado.

Continua depois da publicidade

Os cinco municípios são considerados promissores na área de turismo. Balneário Camboriú, por exemplo, recebe cerca de 4,5 milhões de pessoas por ano. Receber pessoas no Estado também tem impactos positivos na geração de oportunidades, com pelo menos seis mil empregos nos setores hoteleiro, comércio e prestadores de serviços.

Confira as novas atrações em SC

Primeiro Hard Rock Cafe do mundo sobre o mar em Itapema

No Litoral Norte catarinense, em Itapema, um espaço destinado a uma nova unidade do Hard Rock Cafe, que já está presente em 171 localidades ao redor do mundo, será inaugurado sobre as águas, no Píer Oporto. O espaço terá 1.720 m² divididos em três pavimentos, com uma fachada toda de vidro que permitirá que os visitantes tenham uma vista 360° para o mar.

A estrutura, a primeira sobre o mar do Hard Rock Cafe em todo o mundo, também será inspirada nas ondas do oceano. A previsão é que a unidade seja inaugurada ainda neste ano.

Parque das Flores com 70 mil m² em Tijucas

Uma área de lazer apelidada de Parque da Flores terá 70 mil m² em Tijucas, na Grande Florianópolis, além de um lago com 20 mil m². O parque faz parte do bairro-cidade Flores do Sal, e contará com pista de caminhada, playground, três quadras de beach tennis, área liberada para animais de estimação e uma seção com food trucks.

Continua depois da publicidade

O local deve ser inaugurado em 2027 e estará disponível para visitação tanto de moradores quanto de turistas.

Parque aquático com piscina de ondas em Balneário Camboriú

O parque aquático Multiparque, que obteve um investimento de R$ 200 milhões e foi inaugurado em novembro de 2024, terá novidades. O local contará com uma área de 40 mil m² e a primeira piscina de ondas climatizada de Santa Catarina.

Além da atrações, novos cinco toboáguas da Torre Master serão construídos no local, com um dos maiores brinquedos aquáticos infantis do Brasil: o Shake It. O parque está envolto das praias agrestes de Balneário Camboriú, e é um atrativo para quem mora e passeia pela cidade.

Tirolesa montanha-russa em Pomerode

A primeira tirolesa dupla do Brasil fica em Pomerode, recém-inaugurada no parque de aventuras temático Spitz Pomer. O percurso tem 168 metros e permite que duas pessoas façam a aventura juntas, lado a lado.

Continua depois da publicidade

Outras atrações também chamam a atenção dos turistas, como a Zorb Ball, uma bola inflável gigante que desce por um morro no parque, e até uma mini fazenda com mais de 60 animais.

Mirante de vidro em Rancho Queimado

As montanhas catarinenses na Serra da Boa Vista vão poder ser apreciadas em um novo mirante de vidro no município de Rancho Queimado. O local é feito de aço e vidro especial, com um elevador panorâmico.

A atração também conta com lojas, restaurantes, lanchonetes e estacionamento

Veja fotos das novas atrações

Leia também

Turismo aposta no sucesso do verão em Florianópolis, mas mobilidade e balneabilidade são desafios

Continua depois da publicidade

Florianópolis é o quarto destino mais buscado no mundo para passar o verão 2025