Com o clima de discórdia geral conduzindo o Brasil, os debates precisam de moderador e moderação.
Continua depois da publicidade
Os debatedores estão prontos para a grande tarefa de “desconstruir” as candidaturas daqueles que se atrevem a liderar as pesquisas. A atmosfera consegue ser tão naturalmente peçonhenta que o apelo por boa educação se perderá logo na primeira rodada de perguntas, quando os litigantes abandonarão a luva de pelica e calçarão um vistoso soco inglês. O lutador situado à direita do ringue, quer dizer, do vídeo, abre a saraivada de golpes e revides:
– Quero cumprimentar aqui o meu adversário, o candidato das elites…
– Das elites? Uma ova! Quem é que sempre se elegeu com o voto dos bacanas? Quem?
Pronto. Começa o festival de baixaria que pontuará toda a luta. No Brasil, ninguém é o candidato das elites, todos se pretendem os eleitos das massas, os escolhidos do povão, os pais da pátria, os benfeitores da humanidade. E nenhum governo anterior presta: logo, “quem vos fala é o “Salvador”…
Continua depois da publicidade
A plateia assiste desconfiada, sabe que “daquele mato não sairá cachorro, nem coelho”. No máximo, sairá um gato ou um rato. O debate continuará tão elevado quanto o cume do Everest, os pináculos do Aconcágua, os picos um dia nevados do nosso Cambirela:
– Quantos políticos do seu partido estão na cadeia?
– E do seu, que já tem na prisão todos os tesoureiros!
– E aquela sua amante, teúda e manteúda, que encontravas lá naquela “casa secreta”, já está empregada no governo do seu partido?
– Pérai… E aquela mala de dinheiro que encontraram no apartamento do seu amigo que mamava em todas as licitações?
– Verdade queVossa Excelência superfatura obras pra ficar com o troco?
– EVossa Excelência, que tinha o caixa 2 recheado pelo Petrolão da Petrobras?
°°°
O moderador intervirá pedindo “menos baixarias”, até porque são apenas oito e meia da noite, as crianças ainda estão na sala, o exemplo não é edificante. Depois de uma hora inteira de cobras, lagartos e jaguatiricas, o moderador finalmente encerrará o fino debate sob o prestigioso patrocínio da Empreiteira PapaTudo, “a menor quilometragem sempre pelo maior preço”.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Após Gelson Merisio (PSD) declarar apoio a Bolsonaro, Podemos deixa coligação
Bolsonaro fica irritado com Mourão e diz que seu vice desconhece a Constituição