A discussão sobre retomada da disputa do Campeonato Catarinense esteve em pauta no Debate Diário desta terça-feira (14). Em meio à paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia de coronavírus, os debatedores avaliam a possibilidade de retorno do estadual. As opiniões defendem que as autoridades de saúde precisam determinar se há viabilidade para dar sequência ao torneio.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— Estamos trabalhando com as informações. Ninguém aqui defende o retorno do futebol de qualquer modo. Temos nossas ponderações e argumentações. Mas não tem ninguém querendo atropelar o que está estabelecido, que é obedecer as autoridades de saúde, para que aquilo que possa ser feito, seja feito da maneira correta — analisa o apresentador Rodrigo Faraco.

Ouça o Debate Diário desta terça-feira (14):

— Hoje é impossível dizer se o Campeonato Catarinense vai seguir com portões fechados ou não, quando será o Brasileiro e quantas rodadas terá. O que a gente lê é que existem várias possibilidades, mas nada definido — comenta Chico Lins.

Continua depois da publicidade

A Federação Catarinense de Futebol planeja uma retomada do estadual com portões fechados a partir de maio e irá consultar o Governo do Estado sobre o tema. Conforme o governador Carlos Moisés, a presença de público está totalmente vetada, mas a proposta sem os torcedores pode ser analisada. A maior parte dos dirigentes dos clubes catarinenses se posiciona a favor do retorno, caso seja autorizado.

— Não queremos que o futebol volte à qualquer custo. Penso que primeiro de tudo vem as autoridades de saúde, que precisam dar as garantias. O mercado do futebol é importante, a parte financeira é afetada, mas primeiro vem a saúde das pessoas — avalia Janniter de Cordes.

Em enquete no Twitter da CBN Diário, a maioria dos internautas votou pelo cancelamento do estadual:

— O que estamos vendo na Europa são países planejando o retorno do futebol. O único que está antecipando é a Alemanha, ainda para o mês de maio. Aqui no Brasil não sabemos se vai seguir o mesmo roteiro. As condições de cada Estado vão indicar. Não há certeza absoluta, mas se o futebol conseguir criar condições seguras, pode retornar — pontua Paulo Branchi.

Continua depois da publicidade

— O bom desta história é que está mexendo com o mundo do futebol. As autoridades da área vão falar sobre o assunto. Assim como são discutidas as outras áreas, dá para pensar muita coisa para o futebol. Em São Paulo, por exemplo, há uma ideia de concluir o estadual sem viagens. Quando será é que não sabemos — projeta Salles Jr.

Confira as últimas edições do Debate Diário

Destaques do NSC Total