A “Declaração do Rio de Janeiro” foi divulgada no início da tarde deste domingo, em publicação do Ministério das Relações Exteriores. O documento é uma carta final que reúne tudo o que foi discutido pelos diplomatas dos 11 países-membros do Brics, reunidos no Rio de Janeiro até segunda-feira (7).

Continua depois da publicidade

O Brics é um agrupamento formado por onze países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O grupo promove discussões em torno de uma articulação político-democrática para cooperação em diversas áreas.

Veja fotos do encontro

Na carta, os líderes expressam apoio a uma “reforma abrangente” da ONU, com ênfase na modernização do Conselho de Segurança. A intenção é tornar o Conselho mais democrático, representativo e eficiente, com maior participação de países em desenvolvimento, com especial atenção para África, América Latina e Caribe.

O documento também reforça o compromisso para uma  solução de 2 Estados na crise entre Palestina e Israel, baseada em negociações pacíficas que respeitem fronteiras internacionalmente reconhecidas. No texto, a cúpula afirma que esse modelo é o “único meio” para assegurar a paz e a estabilidade na região.

Em outro ponto, a carta expressa repúdio a “ataques contra o Irã”, mesmo sem apontar diretamente os responsáveis, e sem citar os Estados Unidos ou qualquer outra potência em específico.

Continua depois da publicidade

A declaração completa pode ser conferida no link.

* com informações do g1

Leia mais

Brasil recebe cúpula do Brics em meio a guerras e disputas comerciais de países

Quais países formam o BRICS e como a articulação político-diplomática foi criada