nsc
    santa

    Mueller

    Decoração minimalista: entenda o conceito de decoração que vem ganhando cada vez mais adeptos 

    Baseada na ideia de eliminar excessos e dar valor ao que importa, tendência proporciona um visual moderno, elegante e perene  

    08/10/2020 - 12h56 - Atualizada em: 08/10/2020 - 13h04

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Decoração minimalista: entenda o conceito de decoração que vem ganhando cada vez mais adeptos
    (Foto: )

    Em nenhum outro ano passamos tanto tempo em casa como 2020. Essa mudança de comportamento fez com que o lar se tornasse um local que representa proteção, conforto e segurança. Não é à toa que muitas pessoas estão buscando cada vez mais soluções para melhorar esse ambiente e torná-lo cada vez mais aconchegante e adequado à rotina.

    O momento incentiva decoração e reformas. Projetos de DIY (Do it Yourself, ou “faça você mesmo”) ganharam força neste ano e muitos planos saíram do papel. Neste contexto, uma tendência que já vinha crescendo se solidificou ainda mais: a decoração minimalista.

    Mais do que um estilo, o minimalismo é, para muitos, um estilo de vida ancorado na premissa de que “menos é mais”. Surgido no século passado, o movimento minimalista permeia os meios artísticos e culturais, sempre apostando na qualidade em detrimento da quantidade.

    — Na decoração, o conceito envolve cores neutras e formas mais simples. A ideia é trabalhar espaços limpos, arejados e amplos — explica a designer de interiores Gabriele Gugelmin.

    Além da estética

    Há quem acredite que a decoração minimalista também favoreça a clareza das ideias. É a ideia de “casa organizada, mente organizada”, que entende uma tendência a seguir os mesmos padrões do ambiente em que se está.

    Não por acaso, o minimalismo costuma funcionar bem em escritórios e até mesmo nos espaços destinados ao home office. Com poucos elementos que combinam entre si, seguindo paletas de cores complementares e evitando excessos, esses ambientes são fáceis de serem organizados.

    Cozinhas minimalistas

    O minimalismo é uma boa solução para quem busca não só redecorar, mas criar um ambiente que tenha um aspecto perene de organização. Nas cozinhas, a tendência entra, principalmente, no design dos eletrodomésticos e na marcenaria.

    — Para os eletros, optar por peças de embutir e com acabamentos semelhantes é uma ótima saída para criar unidade visual. Se for escolher uma geladeira de inox, opte por micro-ondas, forno, coifa e tudo que for possível na mesma cor e material — explica Gabriele.

    Na cozinha, o que caracteriza o minimalismo é a ideia de peças únicas, sem emendas. Por isso, a sugestão é que tenham a menor quantidade possível de detalhes.

    — Para a parte da marcenaria, puxadores cava ou fecho toque são ótimas escolhas. Para as superfícies, o quartzo ou corian são bastante explorados, já que possuem como característica principal a possibilidade de unidade de cor, sem marcações de pontilhados ou veios — recomenda a designer.

    Sobriedade e traços retos

    É preciso compreender que o estilo minimalista é explorado de forma mais sóbria, ou seja, costuma trabalhar com superfícies retilíneas e com um padrão mais simétrico. Da mesma forma, os tons da decoração costumam seguir paletas neutras, mas há espaço para cores mais brilhantes em detalhes.

    Se você gosta do estilo, mas quer trabalhar linhas mais orgânicas, explore em elementos decorativos ou mobiliários soltos, como mesas e cadeiras.

    — O estilo minimalista não precisa ser engessado, ou seja, você não precisa explorar apenas branco, preto e cinza. Quebre um pouco da frieza dessas cores com superfícies amadeiradas e elementos paisagísticos, como vasos com costela de adão ou até cachepots com folhas secas — explica Gabriele.

    Nesse contexto, a iluminação também tem importância.

    — Para criar uma atmosfera que remete à limpeza, é importante explorar uma iluminação bem forte com temperatura fria (6500K). Spots embutidos no gesso ou perfis de LED são perfeitos para esse estilo — conta a designer.

    Decoração minimalista: entenda o conceito de decoração que vem ganhando cada vez mais adeptos
    (Foto: )

    Detalhes que fazem a diferença

    A decoração minimalista entende que é mais importante apostar em qualidade do que em quantidade, preza por linhas retas, e cores sóbrias. Para quem quer começar a adotar o estilo na cozinha, investir em eletrodomésticos de qualidade, feitos para durar, e que sigam o padrão estético desejado é um bom começo.

    Forno, coifa, o fogão, micro-ondas e a geladeira podem ser combinados entre si para garantir esse visual. Quando seguem uma unidade visual, o resultado é um ambiente mais uniforme, claro e neutro que traz um ar de modernidade para o espaço.

    Também vale apostar nos eletros embutidos, que se encaixam perfeitamente aos móveis e complementam ainda mais a ideia de uniformidade proposta pelo minimalismo. O esquema ajuda a criar um espaço que se mantém moderno e esteticamente agradável por mais tempo.

    Para quem pensa em começar a transformar a cozinha e adotar o estilo minimalista, a Mueller Eletrodomésticos acaba de lançar uma uma linha completa de embutir, com forno, micro-ondas, coifa e cooktops, que aliam tecnologia, eficiência e design e que são ideais para quem não abre mão de qualidade.

    Para conhecer mais, acesse o site da Mueller.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas