O deep nudes é uma criação digital de imagens ou vídeos com nudez ou conteúdo sexual por meio de aplicativos ou ferramentas de inteligência artificial. Essas criações fogem ao controle da vítima que, muitas vezes, podem não ter conhecido que sua imagem está sendo usada em montagens.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Por isso, é fundamental encontrar formas de se proteger e entender quais implicações legais estão envolvidas nesses casos.

O que são os deep nudes?

Os deep nudes estão relacionados a aplicativos ou sites que utilizam a inteligência artificial com o objetivo de “tirar a roupa” de uma foto real de uma pessoa. A ferramenta também pode alterar a imagem de um vídeo de sexo, trocando a pessoa está no vídeo por outra no app, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Os deep nudes podem causar enorme dano para as vítimas. Isso porque, a existência de uma manipulação via inteligência artificial pode não ser percebida de imediato. Assim, as vítimas podem demorar a descobrir que sua imagem está sendo utilizada em deep nudes. E, quando descobrem, o conteúdo pode ter sido exposto online.

Por que deep nudes é crime?

O deep nudes é uma prática criminosa de manipulação de imagens. Isso porque há a utilização da imagem de terceiros, sem autorização e sem consentimento. Nessa prática, há também a violação da intimidade do indivíduo, podendo gerar danos para a vítima dessa exposição.

Segundo o Código Penal, quem faz montagens em fotos, vídeos ou qualquer outra mídia para colocar uma pessoa em cena de nudez ou ato sexual está sujeito a pena de 6 meses a 1 ano de prisão, além de multa.

Continua depois da publicidade

Além disso, o compartilhamento de fotos de nudez ou cenas de sexo também configura crime, conforme artigo 218-C do Código Penal.

Como se proteger desse crime?

Como deep nudes são feitos com manipulação de uma imagem real, é importante ter cautela ao publicar fotos em redes sociais, principalmente em enquadramentos que mostre o corpo inteiro.

Outra estratégia que pode ajudar na proteção contra deep nudes é manter as redes sociais fechadas. Desse modo, torna-se possível ter um maior controle sobre quem te acompanha nos ambientes virtuais. 

Continua depois da publicidade

O que fazer caso seja vítima de um deep nude?

Caso seja vítima de uma manipulação de imagem virtual, procure uma delegacia e faça o boletim de ocorrência. Ao ter ciência do conteúdo manipulado com sua imagem, registre ou salve uma cópia do material para ser usado como prova legal.

*Por Daniel Senna, Especial

Destaques do NSC Total