A Defesa Civil de Santa Catarina estendeu, na manhã desta terça-feira (30), o alerta vermelho de temporais para até as 4h de quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo. Anteriormente, o aviso era válido até meia-noite.
Continua depois da publicidade
De acordo com o órgão estadual, as chuvas devem ganhar força a partir da tarde desta terça. Novamente, como ocorreu na segunda-feira (29), as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí devem ser as mais afetadas.
Nesses locais, o risco é “muito alto” para alagamentos e enxurradas, conforme a Defesa Civil. As chuvas devem superar os 100 mm, com previsão de volumes maiores em alguns pontos. Como o solo está encharcado, devido aos volumes de chuva dos dias anteriores, o risco é alto para deslizamentos.
Como fica o tempo no restante do Estado
No Grande Oeste, os temporais ocorrem de maneira mais isolada, acompanhados por raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. Nestas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos e enxurradas pontuais, conforme a Defesa Civil.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Continua depois da publicidade
Alagamentos foram registrados na Grande Florianópolis
A Grande Florianópolis teve um dia de chuva intensa e estragos na segunda-feira (29). Foram registrados estragos em diversos pontos de Palhoça e da Capital entre o final da tarde e a noite depois de um grande volume de chuva em poucas horas. Em Florianópolis, o acumulado de chuva chegou a 185 milímetros nas últimas 24 horas.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) atendeu cinco ocorrências na Grande Florianópolis, duas em Florianópolis e três em Palhoça. Na Capital, os bombeiros atuaram em apoio em uma área com inundação na Armação do Pântano do Sul, e no auxílio a um proprietário de veículo que estava quase submerso, no Centro.
Já em Palhoça, as equipes atuaram no apoio em uma residência inundada, com risco de desabamento, na saída de uma mulher de uma residência e no apoio de outro veículo inundado na Praia da Pinheira.
Veja fotos na Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade







