A previsão do tempo mantém SC em alerta máximo para chuva forte pelo menos até quarta-feira (31). Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Jorginho Mello citou que em algumas regiões os acumulados podem chegar a 200 milímetros. Nesta segunda (29), Florianópolis enfrentou enxurrada em vários pontos. A cidade registrou em três horas o volume esperado para um mês inteiro.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a previsão indica dois momentos mais críticos. O primeiro, que já se confirmou, foi entre a noite desta segunda e a madrugada de terça (30). O segundo, porém, deve ocorrer entre a tarde e a noite de terça, persistindo até a madrugada da quarta. O órgão não descarta que se repitam os acumulados já registrados nesta segunda.

Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ser, novamente, as regiões com mais chuva.

A meteorologista Nicolle Reis, do governo do Estado, explica que o cenário é fruto de uma combinação bem comum nesta época do ano: os temporais típicos de verão e a circulação marítima.

— A circulação é o que está reforçando a umidade e gerando esses volumes extremamente elevados. Seguimos com risco muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas. Provavelmente vamos passar dos 200 mm — cita.

Continua depois da publicidade

Ela reforça a orientação para que as pessoas não tentem atravessar áreas alagadas, para evitar acidentes. No começo deste mês, uma família tentou cruzar uma rua tomada pela água e o carro acabou sendo arrastado. O casal e o filho deles, um bebê, morreram afogados.

Além do risco para alagamentos e deslizamentos, as autoridades não descartam casos de queda de galhos e árvores e destelhamentos. Isso porque os temporais previstos para os últimos dias de 2025 devem ser acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

As temperaturas diminuem em todas as regiões, com máximas em torno de 32°C.

Fotos mostram estagos das chuvas na Grande Florianópolis