A onda de calor que atinge Santa Catarina deve seguir até ao menos quinta-feira (13). Segundo a Defesa Civil, isso mantém o risco moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação em todas as cidades catarinenses. Nesta terça-feira (11), o órgão estadual também aumentou o número de regiões que devem ser afetadas com o fenômeno.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No novo aviso, foram incluídas cidades do Litoral Norte e da Grande Florianópolis. Especialmente durante a tarde, os termômetros podem registrar temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Extremo Oeste e o Meio-Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. As noites e madrugadas também seguem abafadas na maioria das regiões.

Algumas cidades podem registrar valores próximos aos 40°C. Nas demais, as tardes apresentam temperaturas entre 30°C e 35°C. Por conta disso, a Defesa Civil recomenda que a exposição nas horas mais quentes do dia seja evitada e que a população se mantenha hidratada. O cuidado com crianças, idosos e animais de estimação deve ser redobrado.

Além disso, as altas temperaturas e a aproximação de uma frente fria favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa entre às tardes e às noites de terça-feira (11) a quinta-feira (13), acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Também há risco alto e moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil recomenda que durante os temporais a população busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Também é importante ter cuidado com áreas de encosta e a inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Confira o mapa da Defesa Civil

Pelo menos até a quinta-feira (13), o calor segue intenso (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Como funciona o sistema de alerta da Defesa Civil

Sob onda de calor, SC se prepara para dias “tórridos” nesta semana; veja os mais quentes