A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que houve uma microexplosão em Gaspar na tarde desta quinta-feira (8). O fenômeno é resultado de uma tempestade severa, que provocou chuva intensa e rajadas de vento fortes no município. A prefeitura registrou uma série de ocorrências de destelhamento e alagamentos, e estima ao menos 250 casas atingidas (fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Dados das estações da Defesa Civil apontam 80 milímetros de chuva em um intervalo de apenas 15 minutos. Revelam também rajadas de vento na região na casa dos 100 km/h.

Imagens mostram casas destelhadas, imóveis alagados, árvores no meio das ruas. Dois vídeos, inclusive, chamam muita atenção (assista abaixo). Um mostra o telhado de um posto de combustíveis desabando e atingindo os carros que aguardavam para abastecer. O outro traz a escadaria da Igreja São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, transformada em uma verdadeira cachoeira.

A Defesa Civil contou ter recebido 80 chamados no intervalo de apenas uma hora. Entre os imóveis afetados estão o Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro e a Escola Básica Professora Dolores Luzia Krauss dos Santos, ambas no bairro Figueira. Ao menos 12 moradores ficaram desalojados por causa da microexplosão, segundo a prefeitura.

O que é uma microexplosão

A microexplosão é uma forte rajada de vento que desce rapidamente de dentro de uma tempestade em direção ao solo. Ao tocar o chão, o vento se espalha para todos os lados, podendo derrubar árvores, destelhar casas e causar danos em poucos minutos. Esse fenômeno ocorre quando a corrente de ar que sobe na tempestade enfraquece e o “núcleo” de chuva e/ou granizo despenca junto com o ar frio.

Continua depois da publicidade

Vejas fotos de ocorrências registradas em Gaspar

Vídeo desabamento de telhado em posto de combustíveis

Vídeo mostra escadaria da igreja transformada em cachoeira