A tarde desta sexta-feira (28) é marcada por temporais no Sul de Santa Catarina, com possibilidade de chuva forte, granizo, raios e rajadas de vento em diversas cidades. A Defesa Civil emitiu uma série de alertas para a região, destacando risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e alagamentos.

Continua depois da publicidade

Por volta das 13h30min, um aviso de temporal com granizo e ventos intensos foi emitido para Armazém, Bom Jardim da Serra, Braço do Norte, Gravatal, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans, Pedras Grandes, Siderópolis, São Ludgero, Treviso, Treze de Maio, Tubarão e Urussanga. A orientação é para que moradores busquem abrigo e evitem áreas de risco. Ocorrências podem ser acionadas pelos telefones 199 ou 193.

Em Criciúma, o órgão emitiu um alerta severo por volta das 14h, informando risco de tempestade severa com vendaval e granizo na próxima hora. “Busque abrigo longe de árvores, placas e postes de energia”, reforça a Defesa Civil.

Mais cedo, houve registro de granizo em Praia Grande, no Extremo Sul catarinense.

Instabilidade favorece queda de granizo, alagamentos e rajadas de vento

Segundo a Defesa Civil estadual, a combinação de calor, umidade e a atuação de uma área de baixa pressão, somada a ventos intensos em médios níveis da atmosfera, favorece a formação de tempestades ao longo desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

As instabilidades devem atuar com mais força no Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis entre o final da manhã e início da tarde. A partir do meio da tarde, o sistema avança em direção ao Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

O risco para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais é considerado moderado a alto.

Recomendações da Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil orienta a população:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Ocorrências devem ser comunicadas aos números 199 ou 193.