A Defesa Civil de Santa Catarina publicou, na manhã desta terça-feira (27), um alerta para os efeitos de um novo sitema de baixa pressão em Santa Catarina, a partir de quinta-feira (29). De acordo com o órgão estadual, o fenômeno se forma no continente e se desloca entre o Sul e o Sudeste do Brasil.
Continua depois da publicidade
O sistema deve provocar temporais com chuva intensa em todas as regiões catarinenses, com destaque para o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis. De acordo com a Defesa Civil, o risco é moderado para alagamentos, enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
O alerta da Defesa Civil é válido entre 12h e 21h de quinta-feira. A previsão indica que o sistema irá se deslocar gradualmente para alto mar, intensificando-se ao longo dos próximos dias, conforme o órgão estadual.
Quais são as recomendações da Defesa Civil
O que é um sistema de baixa pressão
Sistemas de baixa pressão são áreas da atmosfera onde o ar quente e úmido tende a subir, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Esse processo aumenta a instabilidade e cria condições para temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, ventos fortes, descargas elétricas e, em alguns casos, granizo.
Início da semana terá calor de 37°C
Antes da chegada da instabilidade, a semana começa com tempo típico de verão em Santa Catarina, com manhãs de sol, calor intenso e aumento gradual da umidade, conforme previsão da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Entre terça (27) e quarta-feira (28), o calor combinado com a umidade favorece a ocorrência de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente no Grande Oeste e nos Planaltos. Esses eventos podem provocar chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.
Nesses dias, as máximas se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C. As temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do Estado.





