A Defesa Civil subiu o alerta para os efeitos de um sistema de baixa pressão em Santa Catarina, entre esta quarta (28) e quinta-feira (29). Conforme o órgão estadual, o fenômeno irá se formar no continente e se deslocar entre o Sul e o Sudeste do Brasil, em direção a alto mar, dando origem a um ciclone extratropical.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, Santa Catarina está em alerta amarelo para temporais isolados, com risco moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.
Fenômeno ganha força na quinta-feira
Já na quinta-feira, a metade Norte de Santa Catarina fica em alerta laranja, com previsão de chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As regiões mais afetadas são Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, conforme a Defesa Civil.
Na quinta, o risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e destelhamentos, e moderado para queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Veja o alerta da Defesa Civil

Continua depois da publicidade
Quais são as recomendações da Defesa Civil
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou um alerta laranja, de “perigo”, para tempestades no Oeste e na Serra de Santa Catarina, entre as 11h desta quarta-feira e 11h de quinta-feira.
Conforme o Inmet, a previsão é de chuva de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, conforme o instituto.





