O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma postagem em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). A publicação foi feita nesta segunda-feira (7), na Truth Social, rede social do bilionário republicano.

Continua depois da publicidade

Trump escreveu que o Brasil estaria fazendo “algo terrível” no tratamento dado a Bolsonaro. O ex-presidente é réu em uma ação sobre tentativa de golpe após a derrota nas eleições de 2022. O caso é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja fotos de Bolsonaro no STF

Na postagem, Trump elogiou Bolsonaro dizendo que foi um “líder forte” e um “negociador muito duro no comércio”. Ele não citou diretamente os processos em que Bolsonaro é investigado, mas afirmou que o ex-presidente “não é culpado de nada”.

Trump chamou as investigações contra Bolsonaro de “ataque político” e prometeu acompanhar a situação no Brasil. “Estarei assistindo à CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto”, escreveu no post.

Continua depois da publicidade

Trump defendeu a popularidade de Bolsonaro e encerrou a postagem com um pedido. “Deixe Bolsonaro em paz”, publicou.

Confira a postagem

Leia a íntegra da mensagem de Trump

O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — também, um negociador muito duro em COMÉRCIO. Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o “MAIS QUENTE” do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei assistindo à CAÇA ÀS BRUXAS de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores, muito de perto. O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ!

As investigações contra Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral em dois processos. Um deles apurou uma reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada, em que o ex-presidente, ainda no exercício do cargo, teria feito acusações sem provas contra o sistema eleitoral brasileiro. A decisão entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação – a reunião foi transmitida pela TV oficial do governo.

Além disso, Bolsonaro também é investigado no processo que apura a tentativa de golpe após as eleições de 2022. Ele integra o chamado “núcleo político e operacional” da trama golpista. A ação contra este grupo já passou pela fase de interrogatórios e caminha para a etapa final.

Continua depois da publicidade

Nos últimos meses, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está morando nos Estados Unidos e tem dado entrevistas e feito publicações denunciando uma suposta perseguição política contra Bolsonaro no Brasil.

Leia também

Como será a ferrovia que vai ligar o Brasil ao Peru e terá apoio da China

Como o aumento no número de deputados pode impactar a corrida eleitoral de SC em 2026

Carlos Bolsonaro “desembarca” em SC com mapa catarinense no gabinete no RJ