O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, nomeou o delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Alvarez Shor como novo assessor do ministro Alexandre de Moraes. A portaria com a nomeação foi assinada na segunda-feira (9) e publicada na terça-feira (10) no Diário Oficial da União.
Continua depois da publicidade
Shor participou de diversas investigações relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os casos estão os inquéritos sobre os ataques de 8 de janeiro de 2023, a trama golpista e o caso das joias sauditas.
Como delegado, Shor também foi responsável por colher depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Os relatos fizeram parte do acordo de colaboração premiada firmado pelo militar com a PF no âmbito das investigações.
Shor também atuou na investigação sobre o caso da Abin Paralela, na qual foi apurado o uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento de autoridades e adversários políticos do governo Jair Bolsonaro.
Quem é Fabio Shor
O delegado assumiu as investigações contra o ex-presidente no início de 2022, quando a delegada Denisse Ribeiro, então responsável pelas apurações, deixou a função para licença-maternidade.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro do ano passado, Shor foi designado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, para ocupar o cargo de chefe da Divisão de Investigações e Operações, vinculada à Diretoria de Inteligência Policial (DIP).
Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro
*Com informações od g1 e do Metrópoles.










