Pesquisadores chineses relataram ter encontrado uma grande reserva de ouro em Wangu, na província de Hunan, na China, com um valor estimado em US$ 83 bilhões de dólares. Em conversão, o valor bruto seria de R$ 498 bilhões. A descoberta foi anunciada pelo Instituto Geológico Provincial de Hunan (GBHP) à mídia estatal. As informações são do Uol.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o South China Post, na mesma província, mais de 330 toneladas de ouro foram identificadas em profundidade de 2 mil metros, até agora. Estimativas indicam que a reserva pode chegar a até 1.100 toneladas, se considerada a profundidade de 3 mil metros.

Presidente do GBHP, Liu Yongjun diz que uma descoberta é uma “grande conquista para a estratégia de exploração mineral da China”. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, desde 2020 as autoridades chinesas têm investido em atividades de exploração mineral na região.

Além desse “achado”, mais ouro foi encontrado durante perfurações em áreas ao redor do novo local, sugerindo que existem outros grandes depósitos a serem explorados no futuro.

Continua depois da publicidade

Este pode ser considerado o maior e mais lucrativo reservatório de ouro descoberto, segundo a Science Alert. Além disso, amostras sugerem um alto nível de qualidade do ouro achado pelos chineses.

— Diversos núcleos de rochas perfurados mostraram presença de ouro visível — explicou Chen Rulin, especialista em prospecção de minérios do GBHP.

O presidente Yongjun e sua equipe de mineradores usaram novas tecnologias de prospecção, como a modelagem geológica 3D, informou a agência de notícias chinesa Xinhua News Gold. A tecnologia de ponta permite criar representações computacionais detalhadas da geologia local por meio da coleta de amostras e da análise de estruturas geológicas e geoquímicas.

Leia também

Ex-coordenador regional é alvo de operação contra lavagem de dinheiro em SC

Bairro de Florianópolis revive época de ouro