nsc
dc

Investigação

Deputado que integra CPI dos respiradores propõe acareação entre ex-secretário e chefe da Casa Civil

Pedido surge após o ex-titular da Saúde de SC acusar Douglas Borba de ter influenciado no processo de compra dos ventiladores contra covid-19

06/05/2020 - 15h04 - Atualizada em: 06/05/2020 - 15h07

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Deputado João Amin (PP) integra CPI que investiga compra do governo de SC
Deputado João Amin (PP) integra CPI que investiga compra do governo de SC
(Foto: )

O deputado estadual João Amin (PP), que integra a CPI dos respiradores instalada nesta terça-feira (6) na Assembleia Legislativa (Alesc) para apurar possíveis irregularidades na compra dos ventiladores mecânicos pelo governo de SC, vai propor uma acareação entre o ex-secretário de Saúde, Helton Zeferino, a servidora que atuava como superintendente responsável pelas compras, Marcia Geremias Pauli, e o atual chefe da Casa Civil do governo de SC, Douglas Borba.

O pedido surge um dia após a servidora e o ex-secretário acusarem, ela em entrevista e ele em depoimento ao Gaeco, que o chefe da Casa Civil teria indicado a empresa que fechou o contrato com o governo do Estado e pressionado pela efetuação de compras. Borba concedeu duas entrevistas e negou qualquer participação ou interferência nesse processo de aquisição dos respiradores.

O pedido de João Amin precisa ser analisado pelos outros oito integrantes da CPI da Alesc. A análise deve ocorrer na primeira reunião da comissão, prevista para esta quinta-feira (7).

Segundo o relator da CPI, Ivan Naatz (PL), ainda que os deputados aprovem o pedido, a acareação pode ser preservada para uma data futura, a depender do cronograma organizado pelos deputados. Isso porque na primeira fase os deputados pretendem se dedicar à análise sobre como ocorrem os processos de compra no governo do Estado.

A acareação é um instrumento do Código de Processo Penal e consiste em um encontro que pode reunir acusados ou testemunhas quando há divergências entre declarações ou fatos investigados.

Colunistas