A proposta de mudança do hino de Santa Catarina travou mais uma vez e foi alvo de um novo pedido de vista durante a análise do tema na Assembleia Legislativa (Alesc). Desta vez, coube ao deputado Maurício Peixer (PL), líder do governo Jorginho, pedir um prazo maior para avaliar o assunto. A votação ocorreu na sessão da manhã desta terça-feira (20), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na justificativa do novo pedido de vista, Peixer disse que o assunto é “tão sério que deveria ser ouvido”. Por conta disso, ele chegou a propor uma consulta pública para saber a opinião dos catarinenses sobre o assunto. O assunto já foi alvo de uma audiência pública, antes de começar a tramitar, em agosto de 2023.

— Vou em vários lugares e quem é ligado à área cultural pede para manter, e muitos outros dizem: “olha, não tem nada a ver com os catarinenses, não fala nada de SC”. Então, é realmente difícil de poder fazer uma análise e votar. O certo era fazer uma consulta pública mesmo — afirmou o parlamentar, que disse pedir o prazo para avaliar se é possível utilizar algum instrumento para uma consulta pública na Alesc.

A Proposta de Emenda Constitucional 9/2024 é de autoria do deputado Ivan Naatz (PL) e busca incluir na Constituição Estadual dispositivo que autorize o Estado a fazer um concurso público para escolher uma nova letra e nova música para o hino de SC. Na justificativa, Naatz alega que o hino atual ” reflete valores e um contexto histórico que, ao longo dos anos, podem não ressonar da mesma forma com as gerações atuais”.

Continua depois da publicidade

Este foi o terceiro pedido de vista que a PEC do novo hino sofreu na CCJ da Alesc. Em fevereiro, na primeira análise, o deputado Fabiano da Luz (PT) pediu vista. Em abril, foi a vez do deputado Mauro de Nadal (MDB) adotar o mesmo procedimento. Os dois parlamentares já anunciaram votos contrários à proposta. Não há prazo definido para que a proposta volte a ser analisada na CCJ. Caso seja aprovado na comissão, o projeto ainda precisa passar por votação no plenário da Alesc, com voto de todos os 40 parlamentares.

Leia também

Famílias dos autores do hino de SC sugerem plebiscito para mudança da letra e da música

Proposta de mudança do hino de SC por letra “abolicionista” divide opiniões e gera polêmica

Como é a estrutura de SC para evitar casos de gripe aviária em granjas comerciais