Um artigo publicado pelo jornal norte-americano The New York Times afirmou que o Brasil “desafiou Trump e venceu” nos episódios envolvendo a pressão contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o tarifaço de 40% aplicado contra produtos brasileiros. A matéria, divulgada nesta segunda-feira (24), parte da declaração tímida dada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a prisão preventiva dele, no sábado (22) – o republicano afirmou apenas que era “uma pena”.

Continua depois da publicidade

A publicação compara o aceno discreto com a “carta furiosa” que Trump enviou ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há cinco meses. Na mensagem, o presidente dos EUA afirmou que o Brasil promovia uma “caça às bruxas” com as investigações contra Bolsonaro e citou outros pontos, como processos contra as gigantes de tecnologia norte-americanas na Justiça brasileira e um suposto déficit na balança comercial, negado pelos números das negociações entre os países. Dias depois, o país também anunciou sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como forma de pressionar ainda mais o governo brasileiro.

Veja fotos sobre fatos que levaram à prisão de Bolsonaro

As sobretaxas foram aplicadas a partir de agosto, mas nos meses seguintes os dois governantes deram sinais de aproximação. Após Trump afirmar que teria havido “uma química” em um rápido encontro com Lula na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, os dois presidentes se encontraram na Malásia e deram um pontapé inicial na negociação para o fim das tarifas.

Na semana passada, o governo dos EUA anunciou a retirada da tarifa de 40% sobre carnes, café, frutas e produtos do agronegócio brasileiro, aliviando boa parte dos produtos que eram afetadas pelas sobretaxas.

Segundo o artigo do NYT, cinco meses após a carta do tarifaço que pressionava para tentar manter Bolsonaro longe da prisão, “Trump praticamente admitiu a derrota”. Isso porque o ex-presidente de direita está condenado a 27 anos de prisão e agora preso, ao passo que Trump removeu a maior parte das tarifas contra os produtos brasileiros.

Continua depois da publicidade

Para o artigo do NYT, o resultado expõe os “limites da capacidade de Trump de dobrar governos estrangeiros” e também a disposição dele de abandonar aliados e se unir a rivais quando considera conveniente para os negócios.

A reportagem do jornal norte-americana também destaca a tentativa de intervenção dos EUA nos processos da Justiça brasileira com instrumentos poderosos, mas destaca que as instituições brasileiras o ignoraram completamente. “A aparente capitulação do Sr. Trump demonstra que seus esforços foram basicamente em vão”, aponta.

O texto é assinado por Jack Nicas, ex-correspondente do The Times no Brasil e que cobre a relação entre Trump e Jair Bolsonaro desde 2021.

Prisão de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado (22) após um mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela garantia da ordem pública. Por isso, a prisão do político não tem relação com a condenação por tentativa de golpe de Estado, mas se trata de uma medida cautelar. Apesar disso, o processo está na reta final e nas próximas semanas é esperada a decisão sobre onde o ex-presidente deve cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes relacionados.

Continua depois da publicidade