
Bem-estar
Nutricionista dá dicas e ainda ensina shot, suco e chá para deixar o seu corpo forte e evitar doenças
De uma infecção respiratória a uma dor no estômago. Ou ainda, de doenças mais fortes, como o câncer até o coronavírus. Todas estas doenças tem algo em comum: os ataques de vírus ou bactérias podem ser mais severos em quem não está com o sistema imunológico forte. Por isso, conheça os alimentos e os hábitos que podem ajudar na imunidade.
Quem explica as dicas é a nutricionista Ana Leticia Melchioretto, pós-graduada em nutrição clínica funcional, esportiva funcional e fitoterapia integrativa. Segundo a especialista, um dos órgãos importantes para melhorar a imunidade é o intestino, o que poucas sabem.
— Tudo que comemos passa por ele, que precisa estar com uma barreira íntegra pra conseguir absorver o que o corpo necessita e eliminar o que o corpo não reconhece e não precisa, mas nem sempre isso acontece — comentou a nutricionista.
Ainda de acordo com a especialista, a imunidade de muitas pessoas pode ser afetada justamente por um desequilíbrio entre as bactérias boas e ruins no nosso intestino. Este problema é chamado de disbiose, e afeta justamente a barreira que o nosso intestino precisa ter para barra o que nos faz mal.
— É possível cuidar do instestino incluindo frutas e vegetais variados na nossa rotina. Diminuindo o consumo de alimentos industrializados e processados, incluindo alimentos fermentados, como kefir, kombucha, iogurte natural, e tendo o consumo adequado de água — acrescenta Ana Leticia.
Para melhorar a imunidade, em épocas que doenças passam a preocupar muitas pessoas, a nutricionista indica alguns alimentos que podem contribuir para o organismo ficar mais saudável e resistente. Além disso, Ana Leticia ainda separou receitas de shots e chás que podem fazer parte da rotina de quem busca ter mais imunidade.
Pingue algumas gotas em um pouco de água e tome de 1 a 2 vezes ao dia, por um período determinado e recomendado por médicos ou nutricionistas.
Na forma de chá, o gengibre é um aliado da imunidade. Deixe em infusão em água quente por 5 minutos ou apenas coloque algumas lascas em uma garrafa de água pra ir tomando ao longo do dia.
Da mesma família do gengibre, ambos são bastante propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. Podem ser usados da mesma maneira que o gengibre ou ainda no preparo de comidas como temperos.
Como ostras, nozes e semente de abóbora. O zinco tem ação direta no funcionamento das células de defesa do organismo.
Por serem ricas em vitamina C, elas ajudam na imunidade, já que esta vitamina tem essa função. Aposte em laranja, acerola, limão ou tangerina.
As bebidas podem ser utilizadas durante o período de troca de temperatura e durante todo o inverno.
1 limão espremido
10 gotas de própolis
1 lasca de gengibre e/ou cúrcuma (pode ser em pó)
1 colher de sopa de erva doce
1 lasca de gengibre
1 ramo de canela
1 limão espremido
Ferver a canela e o gengibre por 5 minutos, desligar o fogo e acrescentar a erva doce e o limão espremido, abafar por mais 5 minutos e coar.
1 fatia de abacaxi
2 folhas de couve
1 limão
1 lasca ou 1 colher de chá de cúrcuma
Bater todos os ingredientes no liquidificador com 1 copo de água e tomar sem adoçar.